19.11.08

Nesta quinta: Documentário "Terra de Negro" marca o Dia da Consciência Negra


O espaço escolhido para o lançamento do documentário “Salvaterra – Terra de Negro”, nesta quinta-feira, 18h, não poderia ser melhor: o Forte do Presépio, em plena Cidade Velha. Produzido pelo Instituto de Artes do Pará (IAP), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o filme, dirigido pela diretora Priscilla Brasil e roteirizado também por Vladmir Cunha, mostra uma comunidade confinada a um espaço delimitado e restrito, lutando pela posse da terra e para preservar a sua identidade e tradição cultural.

Mas a princípio, “Terra de Negro” seria apenas um registro artístico-cultural das comunidades quilombolas de Salvaterra, na região do Marajó. Entretanto, já nas primeiras discussões sobre o documentário se percebeu que havia um tema comum a todas as entrevistas: a preocupação com o isolamento, com o crescimento progressivo das fazendas em torno dos povoados quilombolas.

"A questão da terra estava presente em todas as conversas. Os quilombolas sempre fizeram questão de falar da terra, de como estavam impedidos de pescar, de realizar procissões e até mesmo de jogar futebol por causa das cercas das fazendas que cresceram ao redor deles. A terra não é apenas um bem físico, mas também um bem cultural, que está diretamente ligado à rotina deles. Claro que tivemos a preocupação de falar também das expressões culturais, mas vimos que o assunto da terra não poderia ser descartado. Afinal, era sobre isso que as pessoas queriam falar; era perceptível a necessidade de se expressarem sobre esse confinamento", explica Priscilla.

Além do lançamento em DVD, o IAP está negociando a exibição do documentário “Salvaterra - Terra de Negro” na rede de TVs públicas. Após o filme, o instituto lança em março de 2009 o livro “Terra de Negro”, sobre as comunidades retratadas no documentário.

Lançamento do DVD “Salvaterra – Terra de Negro”. Dia 20/11, quinta-feira, às 18h, no Forte do Presépio. No dia 29/11, o DVD será lançado no município de Salvaterra. Informações através dos telefones 4006-2906 e 4006-2909.

Fonte: Ascom/IAP

Um comentário:

Anônimo disse...

Bravo.
Beautiful pictures.
Very nice blog.

Please visit:
http://realbali.info

Keep blogging.
Good job.