25.11.08

Iphan discute com estados a construção do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural

Em Belém, a reunião será no Palácio Lauro Sodré - MHEP

O Iphan/Ministério da Cultura e o Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Cultura estão realizando uma série de oficinas regionais em todo o Brasil para debater a construção do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural (SNPC).

Participarão dessas oficinas todas as Superintendências Regionais do Iphan, os órgãos estaduais e municipais de gestão do patrimônio cultural, e outros setores, como o Ministério Público e a sociedade civil organizada.

Além das discussões sobre as propostas de constituição do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, as oficinas também apresentam a primeira sistematização do Quadro do Patrimônio Cultural, uma pesquisa realizada com todos os estados da federação sobre a política e a estrutura de gestão do patrimônio cultural.

Os encontros promovem ainda o levantamento de dados, experiências, e dos principais desafios dos estados e municípios na área, bem como debates técnicos sobre a perspectiva de trabalho dentro do SNPC.

Em cada grande região brasileira será abordado um tema específico.No Norte, o patrimônio arqueológico e paleontológico; no Sudeste, os sítios históricos urbanos; no Centro-Oeste, o patrimônio edificado; no Sul, o patrimônio natural e paisagístico, e finalmente no Nordeste, o patrimônio imaterial.

Calendário:

REGIÃO NORTE
De 08 a 10 de dezembro
Local: Palácio Lauro Sodré - Praça Dom Pedro II, s/n. Cidade Velha – Belém – PA

Mais informações – Assessoria de Comunicação
sistema.nacional@iphan.gov.br (61) 3414- 6290



Nenhum comentário: