21.11.08

Livro faz parte da série Roteiros do Patrimônio


O livro, explica Bassalo, faz parte da série Roteiros do Patrimônio. "É um guia turístico, com belas fotografias, contando a história do estilo de época em Belém e os locais onde o turista pode encontrar registros do movimento, à exemplo de fachadas azulejadas, frontões, paredes internas, vidraças, objetos de arte, lustres, móveis, jóias... Há, inclusive, um roteiro para o turista seguir, acompanhado de um mapa indicando os locais a visitar", avisa.

Célia Bassalo conta que não encontrou dificuldades para fazer este mapeamento, pois já conhecia os locais onde estava o material de que precisava. "Além disso, nos prédios públicos as pessoas foram muito gentis, colocando à minha disposição aquilo de que eu precisava", comenta.

Em sua pesquisa ela pôde observar, sem nenhum entusiasmo, que em Belém houve uma grande perda deste estilo. "Infelizmente e em nome da modernidade, houve um descaso total pela memória da cidade. Assim, prédios foram derrubados e outros descaracterizados. É uma pena!" (veja onde encontrar os livros, no post abaixo).

Nenhum comentário: