8.2.09

15 minutos de maldição no Corredor Polonês

Na próxima sexta-feira o Cineclube Corredor Polonês exibe, dentro do projeto Cinema de Rua, o filme: “A Maldição – Zé do Caixão em comunhão com a Escola do Porto, sob as bênçãos de São Francisco de Assis”, de Francisco Weyl & Ricardo Leite (Mudo, P&B, 7 Min, Super 8 Min, Portugal, 2000) & Instalação fotográfica de Arthur Leandro.
Resultado do encontro de José Mojica Marins, o "Zé do Caixão", com a Escola do Porto, é o primeiro filme de Mojica em Portugal e foi realizado durante o período das comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil.

É um filme de ficcção documental: na abertura, rituais e bruxarias em nome de Zé do Caixão; em sequência, fragmentos do encontro de José Mojica Marins com realizadores no Cineclube do Porto e o passeio de Mojica na Igreja de São Francisco e na Escola do Porto, à beira do Rio Douro. Aos sessenta e poucos ou muitos anos, Mojica revela neste filme uma humildade exemplar, típica de artistas que acreditam no que fazem.

Ficha técnica e artística

Ano de Produção: 2000 - Rodado no Porto, Portugal - Tempo: 15 Minutos - Formato: Película Super-8 MM - Argumento, Câmara, Realização e Montagem: Zenito Weyl - Actor: José Mojica Marins - Actriz Convidada: Salomé Arieira - Cenografia: João Trindade - Fotografia de Cena: Celestino Monteiro - Direcção de Fotografia: Bruno Anneda - Produção: Sério Fernandes

Hora e local + realização

O filme será exibido a partir das 20h. O Corredor Polonês fica na Rua General Gurjão, 273 (em frente à Ferreira Cantão – Campina). Realização: Aparelho (REDE) + Cineclube Amazonas Douro + Cineclube Corredor Polonês.


Nenhum comentário: