13.2.09

ABDeC-PA: avanços e desabafos da atual diretoria

Afonso Gallindo, presidente da ABDeC-PA, convoca assembléia para discutir, entre outros assuntos, o processo para eleição da nova diretoria

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará - ABDeC-Pa – está convocando associados e demais interessados para a assembléia que acontecerá dia 17 de fevereiro, às 19h, no Teatrinho do Instituto de Artes do Pará - IAP. Na pauta, entre outros assuntos, está a convocação de eleição para chapa biênio 2009/2010; apresentação do relatório das ações de diretoria; propostas de renovação de Estatuto; formação de comissão especial pra resolver a questão jurídica da ABDeC Pará e o apoio dado a implantação da delegacia sindical e seus frutos. "Convocamos a todos para somar opiniões, aparar arestas, afinar discursos e assim, juntos, fazermos caminhar de maneira concreta na direção do fortalecimento da discussão de políticas públicas para o audiovisual em nosso Estado, Região e País", diz Afonso Gallindo, atual presidente da entidade.

Há poucos dias de deixar a presidência ABDeC-PA, Gallindo faz uma reflexão sobre os feitos da diretoria atual e faz um alerta à próxima diretoria. “Iniciamos várias ações e elas precisam avançar. Além disso, a demanda interna é grande também. Será necessário uma diretoria unida e com o mesmo propósito desta”, diz.

Ele refere-se, entre outras coisas, aos ganhos que a entidade teve nesta gestão como o I Encontro da ABDs Norte, em 2007, que proporcionou o início de um diálogo que entre todas as ABDs da região. “Este diálogo tem gerado parcerias importantes, mas fundamentalmente, fortalece esta região fragilizada pela distância dos centros de discussão nacional”.

Outro ganho importante foi a implantação da primeira delegacia sindical regional do STIC (Sindicato dos Técnicos da Indústria Cinematográfica), entidade representativa sindical reconhecida pelo Ministério da Trabalho. “Articulamos a vinda do Presidente da instituição ao Pará e convocando reunião aberta com o coletivo, possibilitando assim a definição de representação regional, visando o registro e a valorização de nossos técnicos”, recorda.

A implantação da primeira delegacia sindical regional do STIC (Sindicato dos Técnicos da Indústria Cinematográfica), entidade representativa sindical reconhecida pelo Ministério da Trabalho deu um passo importante ruma a profissionalização da categoria. "Articulamos a vinda do Presidente da instituição ao Pará e convocando reunião aberta com o coletivo, possibilitando assim a definição de representação regional, visando o registro e a valorização de nossos técnicos. Tivemos parceria da Representação Regional Norte do MINC, que disponibilizou as passagens aéreas, e do hotel Regente, que cedeu as diárias de hospedagem", recorda.


Na esfera estadual, entre as ações são destacadas pela diretoria atual a apresentação do programa de ações de curto, médio e longo prazo para a então nova gestão (conferir tudo no blog); a participação no processo de elaboração de projeto, discussão e gestão cooperada no Núcleo de Produção Digital, que tem como gestores centrais o Instituto de Artes do Pará (IAP) e a Funtelpa; participação no edital de curtas-metragens do Governo do Pará, contribuindo na elaboração do edital e na divulgação; participação na discussão em Brasília do edital DOCTV, contribuindo na reversão da cota de 10 projetos para 6 projetos, fato que poderia inviabilizar a participação de Estados menos articulados (como Rôndonia, Amapá e Roraima); trabalho de interiorização, com implantação de células em Marabá, Altamira, Parauapebas, Canãa do Carajás, que teve o apoio fundamental do IA P e da Cabocla Produções; a criação de um blog, possibilitando intercâmbio de informações "daqui" e "de lá" e a indicação de membro para compor o comitê de seleção do FICTv Funtelpa, que recentemente teve divulgado o resultado no blog da ABDeC-PA.

No fórum municipal, Gallindo desabafa. "Levantamos a bandeira em prol do Olympia, quando este estava em vias de ser fechado e vendido pelo Grupo Severiano Ribeiro. Mas este importante espaço para o audiovisual brasileiro ainda corre sério risco. Atuamos inicialmente junto a Prefeitura de Belém, mas sem muito sucesso, apesar de termos apresentado um projeto, proposta de parceria e fazer parte de um conselho oficializado por eles".

Estas e outras questões prometem apimentar a assembléia marcada para a próxima semana. Para deixar opiniões e saber mais sobre o movimento audiovisual brasileira, em especial região norte, acesse: o blog: www.abdecpara.blogspot.com

Serviço
A assembléia da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará - ABDeC-Pa – acontece no dia 17 de fevereiro, às 19h, no Teatrinho do Instituto de Artes do Pará - IAP. Mais informações no blog: www.abdecpara.blogspot.com


Nenhum comentário: