3.2.09

Grupo GenteSerpiente de Bogotá apresenta espetáculo no Casarão do Boenco do in Bust


O Fórum Social Mundial que encerrado no último domingo, ainda está rendendo programações culturais em Belém. Os bonequeiros colombianos Angélica & Javier, que formam a companhia de bonecos GenteSerpiente ainda se encontram na cidade e apresentam hoje, terça-feira, às 19h, no Casarão do Boneco, o espetáculo Moniya Amena – El Árbol de la Abundancia, o mesmo mostrado no FSM.

A idéia da apresentação em Belém surgiu a través do contato que os dois artistas tiveram no último domingo com o grupo In Bust – Teatro com Boencos, após a apresentação do espetaculo “Sirênios”, no Teatro Waldemar Henrique.

A companhia GenteSerpiente foi criada em 2003, com o objetivo de fortalecer componentes de identidade cultural, assim como criar obras que envolvem mitologias indígenas, saberes e costumes populares, expresões artísticas e juegos de linguagem próprias da Colombia e latinoamérica. Desta forma têm conseguido consolidar uma equipe de trabalho interdisciplinar enfocando a criação artística.

O espetáculo “Moniya Amena – A árbore da Abundancia” faz parte de uma investigação iniciada por Javier Gámez na Universidade Nacional de Colombia em torno do tema do corpus mítico da nação Uitoto, comunidade indígena localizada em diferentes pontos da Amazonia colombiana.

Para os bonequeiros da GenteSerpiente, o teatro de bonecos constitui uma das mais belas manifestações das artes cênicas. Através dos bonecos os bonequeiros têm encontrado um meio de representação eficaz, em que se propõe oficios diversos para um fim comum: a plástica, a música, o teatro, o cinema, que alimentam esta arte de todos os tempos e permitem levar à cena todo tipo de ações dramáticas.

Javier e Angélica ficam em Belém até amanhã quando seguem viagem para São Luís e Manaus, antes de retornar a Bogotá, onde irão cumplir mais uma agenda de apresentações.

Serviço
A Companhia GenteSerpiente, de Bogotá-Colômbia, apresenta hoje, terça-feira, às 19h, o espetáculo “Moniya Amena – A árbore da Abundancia”. No Casarão do Boneco, do In Bust, na Av. 16 de Novembro, 815, próximo a Praça Amazonas. Entrada franca (o In Bust também recebe doação de um brinquedo pra distribuição no final do ano). Contatos com o grupo colombiano pelo e-mail: genteserpiente@gmail.com.

Nenhum comentário: