5.2.09

In Bust narra história de uma cobra que deseja virar gente

Para quem já estava com saudades, eles estão de volta. Os nordestinos mais engraçados da história do teatro com bonecos em Belém entram em cena neste sábado, 06, dentro da programação do projeto “Sábado Sim, Sábado Não, Tem teatro Infantil no Casarão”.

Contado em forma de cordel pelos atores-manipuladores Adriana Cruz, Aníbal Pacha e Paulo Ricardo Nascimento, que representam uma família nordestina, o espetáculo “Fio de Pão – a Lenda do Cobra Norato” resgata do imaginário popular, a lendária história de uma cabocla que, ao ser conquistada um cobrão embruxado, engravida e dá luz a duas cobras: Norato e Caninana. As duas cobrinhas são bem diferentes uma da outra, sendo Caninana muito má e Norato de alma boa. Esta última, porém, tem um sonho impossível. Quer virar gente.

A encenação é feita com bonecos de pano, que contracenam com Fantoches, Manés-côcos e Brinquedos de miriti, típicos da região norte, numa analogia com o teatro de bonecos popular.

O espetáculo foi concebido através de uma pesquisa sobre literatura de cordel. “Encontramos boas referências sobre a lenda da cobra grande e transportamos esses dados para o espetáculo", conta Paulo Nascimento. A montagem consegue grande empatia com o público, numa dinâmica que já é comum nas apresentações da In Bust.

"Os personagens que mais interagem com a platéia são a Mãe e o Filho. Eles brigam, discutem, emocionam-se e os espectadores acabam tomando partido de tudo", diz Paulo. "É sempre bonito ver como os bonecos são tratados de forma carinhosa pelo público. Eles podem dizer as palavras mais sérias e as mais engraças. Não importa. Quem está assistindo se rende", complementa.

Serviço
O projeto Sábado Sim, Sábado Não, Tem Teatro no Casarão segue temporada , em 06 de fevereiro, com o espetáculo Fio de Pão – a Lenda do Cobra Norato. Às 19h, no Casarão do Boneco. O ingresso continua sendo um brinquedo. Na Av. 16 de Novembro, 815, próximo à Praça Amazonas.

Nenhum comentário: