12.2.09

Patrick Pardini - exposição e oficina de fotografia no Museu da UFPA

A exposição “Floresta - fotografias de Patrick Pardini”, que fez parte da programação cultural do Fórum Social Mundial, continua em cartaz no Museu da UFPA, até o dia 1º de março. A oficina Paisagem amazônica: uma percepção crítica através da fotografia, realizada durante o Fórum e vinculada à exposição, será reeditada no dia 17 de fevereiro, também no Museu da UFPA. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no local, mediante pagamento de uma taxa de R$ 10,00. Os participantes receberão certificado.

A exposição de Patrick Pardini resulta de uma pesquisa que já vai completar 10 anos em agosto deste ano, sobre a diversidade de "paisagens vegetais" no Pará e sobre "a fisionomia do vegetal na paisagem amazônica".

“Primeiro, fiz a série urbana (Belém), objeto de uma primeira exposição, arborescência, em 2001. Depois, obtive duas bolsas (Vitae e IAP) que me permitiram viajar pelo interior do Pará e um pouco o Amapá, produzindo o restante do material”, explica Pardini. Neste trabalho, entro numa relação "face a face" com o vegetal (maneira de se posicionar, ponto de vista frontal...); nesta relação face a face, o vegetal manifesta-se como "sujeito" (manifesta sua "subjetividade" através das suas formas, da sua "fisionomia")”, diz Pardini.

Patirck também explica que procurou fotografar o vegetal nas situações mais diversas possíveis: meio urbano, plantações industriais (florestas homogêneas), experiências de manejo florestal, sistemas agroflorestais, projetos de reflorestamento, ecossistemas de várzea, terra firme, campos naturais...

“O resultado, mostrado na exposição, é que todos esses elementos, aspectos e dimensões (o homogêneo e o heterogêneo, o cultivado e o espontâneo, o exótico e o nativo, o cultural e o natural) contribuem, de modo igual, para compor a paisagem vegetal amazônica”, ressalta.

A oficina Paisagem amazônica: uma percepção crítica através da fotografia propõe uma reflexão sobre a noção de paisagem aplicada à Amazônia, tendo por referência a exposição Floresta, objetiva compartilhar uma experiência singular da paisagem amazônica (experiência artística com ressonâncias científicas, no campo da antropologia, da arqueologia e da ecologia histórica, particularmente). Em outras palavras, provoca uma percepção crítica da Amazônia como paisagem (espaço de interpenetração de natureza e cultura, natureza e sociedade, natureza e história), em duas vertentes: a percepção artística e a percepção científica.

Serviço
A exposição “Floresta - fotografias de Patrick Pardini” fica aberta no Museu da UFPA, até 01/03/09, de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, das 10h à 14h. A oficina acontece no dia 17 de fevereiro, das 9h às 12h. O Museu da UFPA fica na Av. Gov. José Malcher, 1192. Mais informações: Tel. 3224.0871.


Nenhum comentário: