18.3.09

Dellamorte Dellamore na Sessão Maldita


Neste sábado 21 a Sessão Maldita apresenta “Dellamorte Dellamore”, de Michele Soavi. O projeto é uma parceria da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves por meio do Cine Líbero Luxardo com a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema – APJCC e acontece sempre aos sábados ás 21:30.

“Dellamorte Dellamore” é um inusitado filme de terror franco-italiano protagonizado por Rupert Everett que vive Francesco Dellamorte, um coveiro do cemitério de uma pequena cidade num momento indeterminado do tempo. No local há um mistério que ninguém consegue explicar, mas que todos parecem aceitar com naturalidade: os mortos voltam à vida sete dias após serem enterrados. Assim, cabe ao coveiro cuidar das filas de zumbis que se dirigem à sua casa, que por sinal é no próprio cemitério. Para isso ele precisa dar tiros na cabeça dos zumbis, o que ele já considera rotina.

Francesco Dellamorte se julga amaldiçoado, a começar por seu nome. Preferia chamar-se Francesco Dellamore. Mas, para cumprir sua tarefa o coveiro conta com a ajuda de seu ajudante Gnaghi, vivido por François Lazaro. É o seu Sancho Pança, companheiro numa cruzada em que os moinhos de vento são os mortos que se recusam a estar mortos.

O filme é baseado no livro homônimo de Tiziano Sclavi e em sua maior criação: Dylan Dog, uma das mais famosas séries de histórias em quadrinhos italianas. Existe, inclusive, uma HQ em que o personagem Dylan Dog se encontra com Francesco Dellamorte. Aliás, foi justamente uma reposta de Sclavi que direcionou a escolha de Everett pra viver Francesco. Quando Sclavi foi perguntado como o personagem Dylan Dog deveria ser desenhado, ele respondeu "como Rupert Everett", o que inspirou o casting para o filme. Everett faz jus a preferência e apresenta uma grande performance. No começo o filme é pura comédia gore, mas há um determinado momento que a melancolia toma conta da história com o aparecimento da bela viúva Anna Falchi. Para Fábia Martins, da APJCC, “Dellamorte Dellamore, nas mãos de Michele Soavi, tornou-se um dos mais célebres filmes de horror do cinema italiano da década de 90. Mesmo considerando sua carreira de ator, foi com a direção de “Dellamorte Dellamore” que ele impressionou pela poesia e humor”.

Soavi desempenhou bem seu papel, impondo-se e inserindo idéias suas no roteiro, mas respeitando a estrutura. Apesar de muito elogiado pela crítica internacional, infelizmente foi um fracasso de público. Mesmo as palavras entusiasmadas de cineastas como Martin Scorcese, o filme só foi sair nos EUA em 1997, com o nome de "Cemetery Man" e quase 5 minutos a menos que a versão italiana. Cult pouco conhecido no Brasil foi lançado em vhs por aqui, mas é difícil encontrar no mercado.

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur. Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa). Informações: tel (91)3202-4321

Nenhum comentário: