9.4.09

"Arnaldo Antunes Ao Vivo No Estúdio" no Som na Tela


“Arnaldo Antunes - Ao vivo no estúdio” é o título do Som na Tela desta sexta 10, no Cine Líbero Luxardo a partir das 21h30min. O DVD é baseado no show do álbum "Qualquer" lançado em setembro de 2006 que foi gravado em estúdio, mas praticamente ao vivo, já que todos os músicos tocavam juntos ao mesmo tempo. A idéia era registrar o show com sua característica intimista e acrescentar ao repertório clássicos da carreira solo do ex-titã, uma bela maneira de marcar seus 25 anos de carreira.

O primeiro DVD ao vivo do cantor e compositor paulistano foge a regra dos DVDs resultantes de shows filmados. Antunes encarou o projeto dentro dos limites de uma sala do estúdio. Gravado em 14 de agosto de 2007 no estúdio Mosh, na capital paulista, para uma platéia de 50 convidados sentados no chão, a apresentação foi registrada por oito câmeras e todas as imagens são em preto e branco, o que dá um aspecto mais simples e original ao trabalho. E ainda aproveita a estética, já presente, no vídeo de Marcia Xavier e Doca Corbett que fazia parte da concepção do show. Segundo o próprio cantor a opção pelo P&B é uma tentativa de se aproximar do cinema expressionista alemão.

Como foi registrado no pequeno espaço de uma sala de gravação, a direção do videomaker Tadeu Jungle – feita a convite do próprio cantor, inclui até a sala da técnica no vídeo, se integrando ao cenário, show e vídeos projetados. As canções simples e com letras de alta qualidade poética do compositor ganham um acompanhamento "quase" acústico, já que Arnaldo divide o palco com os músicos Chico Salem (violão e vocais), Betão Aguiar (violão, guitarra e vocais) e Marcelo Jeneci (piano Wurlitzer, órgão, sanfona, sintetizador e vocais). Sem bateria, a característica voz grave de Antunes se sobressair e difere do canto-berrado roqueiro de antes.

Os arranjos também trazem novidades com releituras interessantes do clássico "O Que", do tempo dos Titãs e de "O Silêncio", que com um arranjo mínimo, abre espaço até para uma capela de "Desafinado" (Tom Jobim e Newton Mendonça). O repertório ainda conta com "Qualquer coisa", de Caetano Veloso, dialogando com as suas "Qualquer" e "As Coisas", esta em parceria com Gilberto Gil, além de "Socorro", dele e Alice Ruiz.

Entre os pontos altos estão as participações de artistas importantes que, de acordo com Antunes, ajudam a contar a sua história musical. Nas faixas dos convidados podemos conferir a presença dos ex-parceiros de Titãs Nando Reis em "Não Vou Me Adaptar" e Branco Mello com "Eu Não Sou da Sua Rua", além do guitarrista Edgard Scandurra do Ira, seu parceiro mais constante na carreira solo, que garante o momento mais rock'n'roll, em "Judiaria", de Lupicínio Rodrigues, e dos Tribalistas Marisa Monte e Carlinhos Brown que aparecem com as faixas "Um a Um" e "Velha Infância". O DVD ainda apresenta a única inédita "Quarto de Dormir", composta em parceria com Marcelo Jeneci.

Nos extras, três faixas-bônus “O Buraco do Espelho/Bandeira Branca”, “Cabimento” e “O Pulso”, um clipe multitake de "Hotel Fraternité", que funciona bem em telas maiores, além de um extenso making of fotográfico. No texto publicado no site oficial do cantor, escrito pelo próprio Arnaldo Antunes, que apresenta o CD / DVD “ARNALDO ANTUNES - AO VIVO NO ESTÚDIO” o artista ressalta a idéia de fugir do óbvio: “... não queria fazer apenas mais um registro de turnê. Achava que essa era uma oportunidade de criar algo especial para a linguagem do vídeo.”

Serviço: nesta sexta, 21h30, no Cine Líbero Luxardo - centur. Entrada franca. Mais informações:(91)3202-4321

Fonte: http://cineliberoluxardo.blogspot.com

Nenhum comentário: