6.5.09

Definitivamente, ele está de volta!

O artista José Simões que havia se afastado do universo das plásticas acaba de inaugurar a segunda exposição individual, desde que fechou, no ano passado, o Café Imaginário, bar que marcou por quase uma década a vida dos boêmios e bons ouvintes de jazz e blues da cidade de Belém. E, talvez em uma alusão a este passado tão próximo, ainda vivo em suas veias, Simões batizou sua exposição como “Natureza Imaginária”, aberta hoje pela manhã.

A mostra está no espaço cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. A curadoria foi feita pelo desembargador Mário Leite Soares. Em um país onde são poucos os que consideram o artista também um trabalhador, a iniciativa pode ser considerada inusitada se eu não soubesse da existência deste espaço há muitos anos.

As obras poderão ser vistas até o dia 15 de julho,. Há tempo de sobra pra chegar até lá e conferir. São 20 ao todo, sendo 12 pinturas sobre tela e 8 sobre papel. Nas telas, vê-se natureza morta, mas sempre com muitas cores, uma das marcas de Simões.

Abaixo, seguem trechos da reportagem publicada hoje no Caderno Você do Diário do Pará, divulgando a abertura da exposição. Em breve prometo mostrar aqui, fotos das obras em exposição. Esta abaixo, que ilustra a postagem de hoje, não está na exposição, aguardem.

Em cartaz, a natureza imaginária de José Simões

José Simões dedicou tempo exclusivo para a produção dessas telas. “Foram quatro meses me dedicando a esses trabalhos. Comecei as pinturas nas telas exatamente no dia 1º de janeiro e agora pretendo dar continuidade”, conta. Para o artista, essa exposição tem como objetivo estreitar a relação do produtor com o público, descartando a arte fácil e evitando, desta forma, a reprodutibilidade das obras e contribuindo com a legitimação da arte. “Os quadros são peças únicas que nos causam alguma sensação, independente de poder ser ou não descrita por palavras. É um encantamento”, diz.

Apesar de se dedicar apenas à produção das obras, José Simões lamenta a pouca valorização da arte no mercado paraense. “Nós já tivemos a cultura de adquirir obras de arte. Temos tantas construções bonitas que poderiam ser ornamentadas com quadros originais de artistas paraenses. Para que a produção local cresça, é necessário que o trabalho desses artistas seja valorizado”, comenta.

Essa é a segunda exposição realizada em 2009 pelo espaço cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, que dá oportunidade para os artistas regionais e leva a arte para o público que frequenta o Tribunal e Varas do Trabalho de Belém, bem como aos magistrados e servidores da Casa. “É um espaço interessante e uma iniciativa positiva. Eles poderiam ser indiferentes para as artes, mas tem pessoas, como o desembargador Mário Leite, que têm essa sensibilidade”, diz o artista.

Serviço
“Natureza Imaginária”, exposições de José Simões, no espaço cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, do edifício sede do TRT 8 (travessa Dom Pedro I, 746). Até dia 15 de julho. Informações: 4008-7049.

Nenhum comentário: