3.7.09

Acará e Outeiro recebem últimas apresentações do projeto “Sábado Comunidade”

In Bust leva “Curupira” e Fio de Pão às ilhas e também apresenta “E aí, Macaco”, no festival Territórios de Teatro neste sábado. No final de julho, partem para municípios do interior paraense com o projeto “Bonecos na Estrada em Caravana”

Neste inicio de mês de julho, com o verão a toda, os moradores da comunidade de Santa Maria, na região fluvial do Acará, no sábado, 04, e da comunidade Mar Adentro, em Outeiro, na segunda-feira, 06, recebem as últimas apresentações do projeto “Sábado Comunidade – Teatro com Bonecos para Todas as Idades”, que o grupo In Bust vem desenvolvendo desde o mês de abril, tendo como patrocinador o Banco da Amazônia.

Serão apresentados os espetáculos “Curupira – 10 Milhões de nós”, às 10h30, e "Fio de Pão - A Lenda da Cobra Norato", às 10h, respectivamente, sábado, 04, no Acará, e segunda-feira, 06, na ilha de Outeiro, onde o grupo faz o encerramento do projeto em 2009.
Durante estes três meses e um pouco mais, o In Bust levou espetáculos para comunidades dos bairros do Jurunas, Cidade Velha, Telégrafo e comunidades do Acará, além das ilhas do Combú, Boa Vista e Maracujá.

Além dos espetáculos Fio de Pão e Curupira, o repertório do projeto traz também “Os 12 Trabalhos de Hércules”, cujas dramaturgias partem do olhar cuidadoso sobre o contexto cultural destas comunidades, seja através do tema do texto, do gestual ou da utilização de materiais alternativos da região.

“Tomamos o cuidado de alimentar-nos da diversidade de conhecimentos existentes em outras culturas no mundo, com o intuito de fortalecer a expressão amazônica destas comunidades”, diz o grupo que é formado por Adriana Cruz, Aníbal Pacha, Paulo Nascimento e Cristina Costa.

Neste fim de projeto, portanto, cumpri-se o objetivo de desenvolver um trabalho consistente em comunidades mais afastadas do centro de Belém e a municípios próximos, onde a produção artística gerada no centro metropolitano dificilmente consegue escoar, apesar das proximidades geográficas.

Em seus 13 anos de existência, o In Bust tem levado seu trabalho a muitos públicos alinhados em beiras de estradas, ramais, rios, baías e igarapés. E quanto mais circula, mais identifica a necessidade do acesso à arte, independente de idade, sexo, crença, situação financeira ou política.
Encerrado o “Sábado Comunidade”, o grupo coloca-se já em direção ao próximo desafio com o projeto “Bonecos na Estrada - Em Caravana”, que percorrerá nos meses de julho, setembro e outubro cerca de 15 municípios, incluindo algumas localidade quilombolas, pelo interior do Pará.

A primeira saída do “Bonecos na Estrada - Em Caravana” será de 23 a 26 de julho e percorrerá os seguintes municípios: Peixe Boi, Nova Timboteua, Igarapé Açu e São Francisco do Pará.
Em meio a isso, o In Bust também está participando do Festival Territórios de Teatro, seja enquanto espaço de apresentação ou sendo incluído na programação. Na sexta-feira apresentou “Catolé e Caraminguás” e neste sábado, depois que chegar do Sábado Comunidade no Acará, apresenta “E Aí, Macaco”, às 19h, no Casarão do Boneco.

Serviço
Apresentações dos espetáculos “Curupira – Um Milhão de nós” (sábado, 04) e “Fio de Pão – A Lenda do Cobra Norato” (segunda-feira, 06). No projeto Sábado Comunidade, do grupo In Bust. Neste será no sábado, 04 de julho, para a Associação dos Moradores de Santa Maria, no sítio Santa Maria, região fluvial do Acará. O In Bust também apresenta “E aí, Macaco”, às 19h, deste sábado, no Casarão do Boneco (Av. 16 de novembro, 815), dentro do Festival Territórios de Teatro. Entrada franca – 1kg de alimento. Informações: 3241.8981.

Nenhum comentário: