15.7.09

Férias: antes de viajar vá ao cinema

Está em cartaz, a partir desta quinta, indo até domingo, a exibição do filme “Che – O argentino”, de Steven Soderbergh. A sessões são sempre às 19h30, com ingressos a R$ 5,00 e meia entrada para estudantes com carteirinha.

Depois de sete anos de pesquisas, Soderbergh reuniu um vasto material que resultou em um filme de mais de 4 horas de duração e que por isso, teve que ser dividido em duas partes.

A primeira a ser exibida é “Che – O argentino”. O longa mostra a ascensão de Che com a Revolução Cubana, das batalhas na selva até a vitória da revolução. Mostra ainda como Che Guevara era um homem de princípios e comprometido com seus ideais.

Baseado num livro de memórias do próprio revolucionário, o roteiro de Peter Buchman dá ao diretor a chance de filmar com distanciamento, imprimindo um tom quase documental. Ao intercalar cenas em preto-e-branco cronologicamente posteriores às coloridas, Soderbergh realiza uma inversão interessante.

Os closes e planos-detalhes, cuidadosamente calculados, mostram Che durante a célebre conferência das Nações Unidas em que assumiu o papel de mito. Em contraponto, nas selvas de Cuba o que predomina são os planos gerais e/ou médios, com a câmera posicionada à distância, o que dá ao resultado geral uma atmosfera sem emoção, quase jornalística.

O aspecto técnico da obra é um ponto importante. Rodado com a novíssima câmera Red One e contando com um bom trabalho de pós-produção, o filme comprova que a diferença entre a película e o digital já é inexistente.

Outro destaque é seu exímio elenco. O personagem-título, vivido por Benício Del Toro, nos mostra mais uma vez como o ator é visceral. Seu desempenho é magnífico. Na pele de Fidel, Demián Bichir não só se parece muito com ele, como ainda resgata perfeitamente os trejeitos e maneirismos do líder revolucionário. Já o brasileiro, Rodrigo Santoro, mostra que mesmo com papéis menores, é possível se fazer um ótimo trabalho.

O filme vale por tudo! É uma ótima opção pra quem conhece a história do líder, mas principalmente pra garotada que só conhece o Che Guevara estampado nas camisetas da moda

Informações: Cine Líbero Luxardo -Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa) -Tel (91)32024321 -E-mail: cll@fcptn.pa.gov.br


Nenhum comentário: