23.7.09

In Bust leva espetáculos a municípios e comunidades quilombolas do Pará

Nesta sexta-feira, o In Bust pega a estrada e chega aos municípios de Peixe Boi, dia 24, Igarapé-Açu (também na zona rural do município, na Vila São Luís), dia 25, e São Francisco do Pará, dia 26, levando na bagagem o espetáculo “Fio de Pão – A Lenda de Cobra Norato”, além de uma apresentação especial de sua mais recente montagem, “Catolé e Caraminguás”, no sábado à noite, na cidade de Igarapé-Açu.

É a primeira etapa do projeto “Bonecos na Estrada – Em Caravana”, que tem o patrocínio do Banco da Amazônia, via Lei Rouanet, possibilitando a chegada a municípios e localidades paraenses no interior do Pará. Serão realizadas apresentações, além de duas oficinas de bonecos com material reciclável, uma delas acontecendo em Tomé-Açu nas próximas etapas do projeto.

No total, serão dezesseis apresentações de espetáculo em doze municípios - Tomé-Açu, Concórdia do Pará, Inhangapi, Bujarú, São Domingos do Capim, Bonito, São Miguel do Guamá, Irituia, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Nova Timboteua e Peixe-Boi - e quatro em comunidades remanescentes de quilombos nas proximidades de Bujaru, São Domingos do Capim, Bonito e Irituia.

“O projeto Bonecos na Estrada é a oportunidade de mantermos contato com a cultura original amazônica, a vida do caboclo, seus mitos, histórias e encantarias, matéria prima para nosso trabalho, desde o texto até a composição dramatúrgica, passando pela pesquisa de materiais e formas”, diz Paulo Nascimento do in Bust.

Durante todo o percurso do “Bonecos na Estrada”, após as apresentações dos espetáculos, serão exibidos episódios do programa “Catalendas”, produzido pelo In Bust e pela TV Cultura do Pará, investindo no próprio objetivo do programa: o de incentivar a “contação” de histórias e “causos”, como preservação da tradição da oralidade.

5ª edição - Esta é a quinta edição do Bonecos na Estrada. Desde que surgiu, em 2004, já esteve em 46 municípios, realizando cerca de 50 apresentações, e atingindo um público direto de mais de 19 mil pessoas. O Banco da Amazônia é um antigo parceiro do projeto, tendo patrocinado duas edições: em 2005, Bonecos na Estrada – Em Cortejo, e em 2007, Bonecos na Estrada – O Conto que Eu Vim Contar.

Nesta edição, o Grupo In Bust destaca também a parceria local com os municípios. “São grupos, instituições públicas ou não, que nos ajudam nos municípios com o seu conhecimento local e com a logística de divulgação. Este apoio é tão importante para o projeto quanto o próprio patrocínio”, diz Cristina Costa, produtora do in Bust.

Em Igarapé Açu, a parceria é feita com o grupo artístico Circo Imaginário. “São parceiros de longa data e nos deixam com imensa satisfação de estar indo com dois espetáculos para compartilhar com a cidade. Este mesmo grupo é quem intermediou a apresentação que será feita em vila São Luis, uma agrovila de Igarapé-Açu”, explica Cristina.

Em São Francisco, o In Bust que já se apresentou algumas vezes pelo Encena SESC, abre no domingo uma grande programação da cidade, O Povo vai à Praça”. “Neste município, o SESC Ler, através da sua unidades SESC São Francisco, fez a interligação com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e nos apresentamos no domingo, véspera do início da programação da Prefeitura”, explica a produtora.

Já em Peixe-Boi, será a primeira vez do grupo. “É o município que estamos conhecendo agora. Mas a receptividade tem sido muito grande e esperamos que a apresentação na sexta-feira seja a primeira e não a última”, conclui Cirstina.

Serviço
Projeto “Bonecos na Estrada – Em Caravana”, do In Bust. Neste final de semana em Peixe Boi, dia 24, Igarapé Açu, dia 25, e São Francisco do Pará, dia 26 de julho. Patrocinio Banco da Amazônia, apoio local dos municípios. Entrada franca. Informações: 8110.5245 (Cristina).

Nenhum comentário: