24.7.09

In Bust leva para Igarapé-Açu espetáculo criado em oficina realizada no município


Poucos sabem, mas “Catolé e Caraminguás”, a mais recente montagem do grupo In Bust Teatro com Bonecos, contemplado com o Prêmio Cláudio Barradas do edital de Fomento às Artes Cênicas do Estado, surgiu em Igarapé Açu, no ano passado.

Por este motivo o In Bust, que seguiu, na última sexta-feira, com o projeto “Bonecos na Estrada” com apresentações de “Fio de Pão – A Lenda da Cobra Norato”, resolveu fazer uma sessão especial de “Catolé e Caraminguás”, em Igarapé-Açu.

Visto somente em Belém, na temporada de estréia no mês de maio, e em julho, em única apresentação durante o Festival Territórios de Teatro, o espetáculo será visto, neste sábado, na cidade que inspirou sua construção. Adaptação do texto “Os Ciúmes do Pedestre, ou O Terrível Capitão do Mato”, de Martins Pena, “Catolé e Caraminguás” será apresentado às 19h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Macário Felipe Antonio.

Trabalhado há mais de uma década, em Belém, para ser encenado com atores, o texto foi tirado da gaveta recentemente com a idéia de adaptá-lo para o teatro com bonecos em uma oficina, no município, através do projeto Cena Interior do Governo do Estado.

“Há 15 anos começamos a montar este texto com atores, tendo em cena eu, Adriana Cruz, Dennis Moreira, Andréa Rezende e Beto Paiva. Não havia boneco, embora nós todos já trabalhássemos com teatro de formas animadas”, começa explicando Ricardo Nascimento.

Na época, o grupo chegou a ensaiar o espetáculo, que acabou não estreando. O texto, segundo Paulo, ficou guardado, com todas as indicações, rubricas, cortes etc. “Foi então que, em 2008, o revendo, veio a idéia de montá-lo para o teatro com bonecos, pois já tínhamos a vontade de experimentar um texto clássico, escrito para atores, adaptando-o para o teatro com bonecos. E fizemos a oficina em Igarapé-Açu. De volta a Belém, o montamos e o inscrevemos no edital. Agora, estamos retornando para mostrar ao público e aos alunos que fizeram a oficina o resultado de tudo isso”, diz Paulo.

Inspirado na Commedia Dell’Arte, o espetáculo reúne em cena uma trupe teatral, formada pela família Peperone, que atua em teatro de bonecos. Muita confusão e intriga de família, aliada ao trabalho cuidadoso de encenação, figurino e o bom humor já tradicional do grupo, garantem a boa diversão.

Público também confere “Fio de Pão – a Lenda da Cobra Norato”

Antes de “Catolé e Caraminguás”, porém, o público de Igarapé Açu vai ver “Fio de Pão – a Lenda da Cobra Norato”, às 10h, na Escola Estadual da Vila São Luís, na zona rural do município, cuja apresentação faz parte do projeto “Bonecos na Estrada – Em Caravana”, iniciado nesta última sexta-feira, na cidade de Peixe Boi, com patrocínio do Banco da Amazônia.

O projeto Bonecos na Estrada segue com sua primeira etapa até este domingo, com mais uma apresentação do espetáculo “Fio de Pão”, em São Francisco do Pará. As próximas etapas do projeto serão realizadas em setembro e outubro, chegando a mais 13 localidades - nove municípios e quatro comunidades remanescentes de quilombos, que ficam nas proximidades de Bujaru, São Domingos do Capim, Bonito e Irituia.

Serviço
Neste sábado, o grupo In Bust faz a apresentação de dois espetáculos em Igarapé Açu: “Fio de Pão – A Lenda da Cobra Norato”, às 10h, na Vila São Luís (zona rural de Igarapá-Açu) e de “Catolé e Caraminguás”, às 19h, na Escola Estadual Ensino Fundamental Macário Felipe Antonio, na cidade de Igarapé Açu. No domingo, será apresentado mais uma vez “Fio de Pão”, às 19h, na Quadra do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, do município de São Francisco do Pará. Entrada franca. Informações: 8110.5245 (Cristina) e 8134.7719 (Luciana).

Nenhum comentário: