14.7.09

Maria Christina fala da experiência com o trablho “Segredos em Azul” que homenageia a escritora Maria Lúcia Medeiros

A fotógrafa paraense Maria Christina apresenta nesta quarta-feira, dia 15, um relato de experiências do projeto “Segredos em Azul”, que ganhou no ano passado o Concurso de Bolsa para o Exterior de Pesquisa e Criação em Artes Plásticas, ofertada pelo Instituto de Artes do Pará (IAP), em parceria com Centre Vu, em Quebec, Canadá. A apresentação será às 19h, no Auditório do IAP, com entrada franca. Na ocasião, a equipe do IAP estará à disposição para responder a possíveis dúvidas sobre o edital 2009.


Maria Christina embarcou para Quebec em setembro do ano passado, e lá permaneceu por dois meses. Além da experimentação fotográfica, o projeto “Segredos em Azul” consistia na produção de cartas que seriam enviadas a artistas, curadores e pesquisadores em arte no Brasil. O título do projeto, diz a fotógrafa, foi uma homenagem à escritora Maria Lúcia Medeiros, com quem Maria Christina eventualmente trocava correspondências. “Certa vez ela me disse que minhas cartas eram como segredos”, recorda-se a artista, acrescentando que ao todo foram produzidas e enviadas mais de 30 cartas durante sua residência em Quebec.

Nas fotografias de Maria Christina estão detalhes de lugares por onde ela passou. “Quebec”, diz ela, “é uma cidade relativamente pequena para quem gosta de andar”. Nos dois meses em que esteve lá, a fotógrafa acompanhou a chegada do outono, com dias de muita chuva, mas com alguma luz do verão, e o início do inverno, com o surgimento da neve e da iluminação natalina. Foi um período de total dedicação à fotografia. “Fiquei muito atenta, observando tudo. Fazia tempo que eu não fotografava tanto”, conta. Todas as imagens produzidas para o projeto foram manipuladas para que chegassem à cor azul, outra experimentação ainda inédita na trajetória da artista.

Maria Christina ficou hospedada na Cooperativa Medusa, que integra um centro cultural com cerca de dez instituições voltadas à arte contemporânea e que recebem artistas de várias partes do mundo, das mais variadas linguagens. “É um centro de excelência de pesquisa em arte contemporânea, com equipamentos de primeira linha”, observa ela.

Ao falar da importância da Bolsa para o Exterior, a fotógrafa diz que a experiência deu a ela muito mais do que o esperado. “Sair do lugar de origem para entrar em outra rotina e, a partir dela, repensar o próprio trabalho, foi muito importante. Voltei a fotografar a partir de um objetivo, dentro de uma linha”, explica. Além disso, houve ainda uma rica troca de experiências com artistas que ela conheceu em Quebec. “A partir de um convite dos artistas para falar do meu trabalho, pude estabelecer relações ainda mais amplas do que eu esperava ter com o projeto”, finaliza.

Bolsa - Em 2009, o Concurso de Bolsa para o Exterior de Pesquisa e Criação em Artes Plásticas vai contemplar pesquisas de experimentação e criação artística com processos fotográficos. Para concorrer, os artistas interessados deverão inscrever no IAP apenas um projeto de trabalho inédito, individual, concebido e a ser desenvolvido pessoalmente pelo artista durante o período da bolsa.
O valor total é de R$ 12.000,00, para custear as passagens de ida e volta e alimentação, bem como todas as despesas para o desenvolvimento do projeto no Canadá.

As inscrições seguem até o 23 de julho, na sede do IAP, de segunda a sexta-feira, de 9h às 14h. Não serão aceitas inscrições via fax ou e-mail. Os projetos pré-selecionados serão encaminhados ao Conseil des Arts et des Lettres, em Quebec, no Canadá, que avaliará o projeto mais apto dentre os pré-selecionados.

Serviço
A fotógrafa Maria Christina fala sobre o projeto “Segredos em Azul” nesta quarta-feira, dia 15, às 19h, no Auditório do IAP (Nazaré, ao lado da Basílica). Entrada franca. Inscrições para o Concurso de Bolsa para o Exterior de Pesquisa e Criação em Artes Plásticas até dia 23, de 9h às 14h, no IAP. Informações: 4006-2910/ 2011/ 2912.

Texto: Assessoria de Comunicação - IAP

Um comentário:

Socorro Coutinho disse...

Adorei as informações sobre a fotografa paraense
Quando ao uso da foto Luciana não fiquei chatiada não o importante foi feito( colocou os creditos)
Obrigada

Curti o blog, se nao fosse pela foto não saberia dele(blog)
Parabens.

sempre que possivel venho da umaolhadinha


Abraços