13.8.09

A ópera rock do The Who está em cartaz nesta sexta-feira

Para quem nunca viu o filme na tela de um cinema, como eu, que só o assisti em uma madrugada dos anos 80 na TV e peguei um baita susto com tanta novidade na minha frente, com certeza o programa é imperdível.



Está em cartaz nesta sexta-feira, 14, no Som na Tela do cine Líbero Luxardo, “Tommy”, filme adaptado da ópera rock (canções que narram acontecimentos em torno de um personagem principal) da banda The Who lançada em disco com o mesmo nome. A sessão é única, às 21h30, com entrada franca.

Filmado por Ken Russel e exibido no ano de 1975, “Tommy”, o filme, introduziu o conceito de ópera rock filmada por ter sido a primeira a ser produzida. Inicialmente, Russel recorreu à própria banda, mais particularmente à Pete Townshend, idealizador da ópera rock, para sua concepção do filme.

A trama conta a história de um rapaz, chamado Tommy Walker, que quando criança presencia a morte de seu pai, causada por sua mãe e seu amante. Após o fato, ambos insistem que ele não viu, não ouviu e não vai falar nada a ninguém. Em consequência, Tommy fica cego, surdo e mudo. Sem interface nenhuma com o mundo exterior, ele vive em um mundo paralelo.

Já adolescente, depois de ter recuperado todos os seus sentidos, ele se torna um campeão de pinball, e assim, um líder da juventude, trazendo fama e fortuna para sua família. Uma legião de jovens o vêem como um novo messias, mas essa mesma legião se revolta contra ele por ver que se tratava de um falso messias.

O filme chegou a ser adaptado para Broadway nos anos 90, mas com algumas mudanças na história. No conjunto a ópera rock tem muitas idéias interessantes e imagens marcantes. Vale a pena conferir!

Serviço
Som na Tela - Parceria Foxvídeo: "Tommy", Ken Russel (EUA, 1975). No Cine Líbero Luxardo - Centur - Av. Gentil Bitencourt, 650, esquina com Rui Barbosa. Informações: tel (91)3202-4321. E-mail: cll@fcptn.pa.gov.br ou cinelibero@gmail.com. Blog: http://cineliberoluxardo.blogspot.com/

Obs: As informações deste texto foram enviadas pela comunicação do Cine Líbero Luxardo


Um comentário:

Unknown disse...

Parabens pelo blog, é de um valor sem igual para a cultura...