9.9.09

DVD homenageia Billy Blanco, o compositor

Tudo o que se falar de Billy Blanco vai ser pouco. É assim que o músico Sebastião Tapajós inicia seu depoimento no DVD “Billy Blanco, o Compositor”, que será lançado no próximo dia 19, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, a partir das 21h. “Billy é um dos maiores expoentes da música brasileira. É dele um dos primeiros sucessos do Tom, ‘Teresa da Praia’. E eu vi um depoimento do Baden dizendo que a vida dele tinha mudado em 90 graus depois que ele conheceu o Billy. A Bossa Nova também foi outra coisa que o Billy participou diretamente”, diz Tapajós.

Com uma carreira sólida e cheia de parceiros de primeira grandeza como Tom Jobim e Baden Powell, Billy Blanco recebeu homenagens no ano passado com a gravação do CD homônimo, no Theatro da Paz, com produção da CRibas Produções e patrocínio da TIM. O CD gerou o DVD que traz, além do show, depoimentos de vários artistas sobre sua carreira.

Ainda de acordo com Tapajós, Billy já fazia nos anos 60, uma série de músicas que já tinham o sabor da Bossa Nova. “O Billy é um expoente brasileiro maior e o Brasil talvez ainda não tenha acordado pra isso”, afirma. “Ele é um cidadão do mundo e tenho a melhores lembranças e o maior carinho pelo Billy”, finaliza Tapajós, também um outro expoente. Para o artista Paulo André Barata, “ele é cronista do cotidiano brasileiro e tem seu lugar na história da MPB”.

Entrevistas - As entrevistas para o DVD foram gravadas em três locações diferentes: na Taberna S. Jorge, Bar e Restaurante Palafita e Boteco das Onze. Além de Sebastião Tapajós e Paulo André Barata, falam de Billy Blanco e contam suas histórias, o professor e instrumentista Luiz Pardal, o maestro Tynnôko Costa, o cantor Dudu Neves, e o compositor e historiador Alfredo Oliveira, além do cantor e compositor Nilson Chaves, do radialista e crítico de música Edgar Augusto e o pianista Paulo José Campos de Melo.

Edgar lembra de como conheceu Billy Blanco. “Ele mandava discos de 78 rotações para o meu pai (Edyr Proença). Em um deles, onde ouvi a Doris Monteiro cantando ‘Mocinho Bonito’ e tinha uma dedicatória: ‘para meu amigo Edyr, do amigo Billy Blanco’. Quis conhecê-lo, pois fiquei curioso que o papai fosse amigo de um compositor que a Doris Monteiro tinha gravado”, comenta numa roda de bate papo em que também estavam Alfredo Oliveira e Nilson Chaves.

Nova geração - Da nova geração de interpretes paraenses, também dão depoimentos, Olivar Barreto e Juliana Sinimbú. “A obra dele foi cantada pelos artistas, na época, os mais consagrados e veteranos, mas os novos também vem cantando Billy Blanco. O que foi sucesso é sucesso sempre”, diz a cantora.

Os adolescentes Luana Brandão e Moisés Batista são da Orquestra Brasileira de Belém, do projeto social da TIM, falam da emoção que foi ter executado a música “Se Gente Grande Soubesse”. No DVD é possível ver também a emoção de Billy Blanco ao assistir a interpretação da Orquestra Brasileira de Belém para a canção que ele fez para seu filho defender em um festival de música. Neste momento, Billy não se conteve e deixa cair lágrimas de emoção.

Daniela Barion, da diretoria da TIM, fala de Billy Blanco e da importância do DVD, como reconhecimento a este grande artista nascido no Pará.

Show de lançamento - Para o lançamento do DVD foram convidados, Paulo André Barata, Sebastião Tapajós, Nana Reis, Juliana Sinimbú, Lívia Rodrigues, Eloy Iglesias, além do próprio Billy e seu filho, o violonista Billynho Jr. Na banda, Tynnôko Costa toca piano e faz a direção musical, Thiago D´Albuquerque faz a percussão, e Mario Jorge, o contrabaixo.

No lançamento, Billy Blanco estará em um cenário que lembrará uma sala de estar, onde receberá seus amigos e parceiros para cantar, conversar e ver trechos do DVD. Será uma noite emocionante que certamente entrará para a história.


FICHA TÉCNICA

Concepção do projeto e produção executiva: Carmen Ribas
Direção musical, arranjos: Tynnôko Costa
Áudio Sonorização
Captação de áudio para o DVD: Mango Studio
Captação de imagens para o DVD: TV Norte Independente

Patrocínio: TIM

Incentivo: Lei SEMEAR, Fundação Tancredo Neves, Governo do Pará

Apoios: UFPA - Fundação Carlos Gomes - Fonoteca Satyro de Melo - FIEPA - Via Amazônia - Associação Pará 2000 – Academia Roberto & Lana - Boteco das Onze – Restaurante Palafita – Taberna São Jorge - Gráfica DELTA - Estação Gourmet – CERPA - Sol Informática - Doceria Abelhuda - La Pomme Dor – Palattare - Ná Figueiredo – Eletromóveis – Hotel Regente – As Mulatas

Serviço
O show de lançamento do DVD Billy Blanco, o compositor acontecerá no Teatro Maria Sylvia Nunes, dia 19 de setembro de 2009, às 21 horas. O ingresso será vendido a R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia. Quem pagar inteira ganha o DVD na entrada no show.

Nenhum comentário: