8.9.09

Quilombolas e mais cinco municípios recebem caravana de bonecos da In Bust

A oportunidade de manter contato com a cultura original amazônica é o ponto de partida e de motivação do projeto “Bonecos na Estrada – Em Caravana”, que entra este mês em sua segunda etapa e vai chegar, entre os dias 9 e 12 de setembro, a mais cinco municípios e duas comunidades quilombolas do Pará. É do cotidiano do caboclo, seus mitos, histórias e encantarias que surge a matéria prima para o trabalho que o grupo In Bust vem, há 13 anos, desenvolvendo e com o qual compõe sua dramaturgia.

Nesta quarta-feira, 9, em mais uma missão de levar o lúdico e reflexão cultural amazônica aos quatro cantos do Pará, o In Bust parte em direção ao município de São Domingos do Capim, onde apresenta “Curupira – 10 milhões de nós”, espetáculo escolhido para todas as apresentações desta etapa.

No dia seguinte, quinta-feira, 10, a caravana segue para o município de Inhangapi e Comunidade Quilombola de Pitimandeua. Na sexta-feira, 11, o In Bust chega a Bujaru e na Comunidade Quilombola de São Judas. A programação de sábado, 12, acontece em Tome-Açu e encerra em Concórdia do Pará. Todas as apresentações são precedidas de exibição de episódios do programa Catalendas, exibido pela TV Cultura em rede nacional. O patrocínio para viabilização do projeto é do Banco da Amazônia através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet.

“Mercadores de Bonecos” – Nesta segunda etapa o grupo In Bust também realiza a oficina “Mercadores de Bonecos”, com o bonequeiro e ator manipulador do In Bust, Aníbal Pacha, e direcionada a artistas plásticos e de teatro, professores e arte educadores, com idade acima de 16 anos.

A oficina, que vai ser ministrada no município de Tomé-Açu, de 14 a 17 de setembro, se estrutura em três momentos distintos, onde os participantes recebem noções teóricas de conhecimento de linguagens de teatro de formas animadas, construção de bonecos e por fim a manipulação.

“Não é construção de cena, nem um espetáculo final, mas sim a prática da manipulação de bonecos, que pode ser utilizada de várias formas. Por isso, é uma oficina que tem como público alvo estes professores que trabalham cm arte educação, principalmente”, explica Aníbal.

O projeto Bonecos na Estrada – Em Caravana é a 5ª edição desta ação que o grupo realiza desde 2004, com apresentações e oficinas pelo interior do estado do Pará, buscando dar mais um passo no seu compromisso social de que a arte deve fazer parte da cesta básica do povo.

Com este projeto, o In Bust já viajou por 46 municípios paraenses (do total de 143) e atingiu um público direto de mais de 19 mil pessoas. O Banco da Amazônia já o patrocinou em 2 edições: em 2005, Bonecos na Estrada – Em Cortejo, e em 2007, Bonecos na Estrada – O Conto que Eu Vim Contar.

Serviço
“Bonecos na Estrada – E Caravana” – De 9 a 12 de setembro. Oficina Mercadores de Bonecos, de 14 a 17 de setembro. Os interessados em se inscrever na oficina o Centro de Capacitação Juraci dos Santos Paiva, no município de Tomé Açu, ou ligar para 3727.1674.


PROJETO BONECOS NA ESTRADA – EM CARAVANA

09 a 12 de setembro
Espetáculo Curupira – Um milhão de nós

Dia 09 – Município de São Domingos do Capim
Dia 10 – Município de Inahngapi e Comunidade Quilombola de Pitimandeua
Dia 11 – Município de Bujaru e Comunidade Quilombola São Judas
Dia 12 - Municípios de Tomé Açu e Concórdia do Pará

Nenhum comentário: