6.10.09

Abertas inscrições para o 2° Salão de Humor da Amazônia

No ano passado, com 388 inscrições, vindas de 30 países diferentes, o 1º Salão de Humor da Amazônia expôs mais de 700 cartuns. Além disso, entre os convidados, os cartunistas Laerte e Angeli deram mais graça à programação.

Entrevistado para o quadro Baú, do Cultura Pai D'égua, quando eu ainda estava na direção do programa, na TV Cultura do Pará, Angeli nos deu uma prévia do que veríamos mais tarde no curta de animação "Dossiê Rê Bordosa", onde ele confessa os motivos que o levaram a assassinar um dos personagens mais marcantes da história do cartunismo brasileiro.

Na entrevista, concedida à jornalista Sonia Ferro, ele também lembrou dos tempos do Pasquim e de sua trajetória como cartunista, resultando em uma rica entrevista, que pode ser encontrada no arquivo de imagens da Funtelpa.

Enfim, a idéia genial de Biratan Porto, cartunista paraense, vai se repetir em uma segunda edição que acontecerá de 19 a 27 de dezembro deste ano, no Espaço São José Liberto, com entrada franca. Entre os nomes já confirmados para o evento estão os cartunistas Fernando Gonzalez (criador do personagem Níquel Náusea – uma sátira a um famoso ratinho de Walt Disney) e o pernambucano Lailson (um dos fundadores da Associação dos Cartunistas do Brasil). Isso sem falar que irá reunir novamente todos os grandes talentos do cartunismo paraense, um dos mais premiados nacional e internacionalmente, o que só dá mais coerência à iniciativa de Biratan.

O 2º Salão de Humor da Amazônia traz os temas: Ecologia (de caráter obrigatório) e Chuva (livre). De acordo com as informações da Central de Produção, que organiza o evento, serão selecionados 120 trabalhos, sendo 70 deles com o tema Ecologia e 50 tendo como tema, a Chuva.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro, diretamente no site www.salaohumordaamazonia.com. Cada participante pode submeter até dois trabalhos por modalidade.

O primeiro lugar de cada modalidade receberá R$ 4 mil, e o segundo colocado, R$ 2 mil. Os vencedores também receberão troféus. Os trabalhos selecionados no Salão de Humor da Amazônia farão parte de um catálogo, a ser lançado após o evento.

A seleção dos trabalhos será feita no dia 23 de novembro, por uma comissão de pré-seleção, que indicará os cartuns que irão compor a exposição e que concorrerão à premiação. A comissão julgadora, que avaliará os cartuns participantes da exposição, será constituída por cinco membros, incluindo grandes nomes do humor gráfico nacional.

O evento tem patrocínio da Oi (via Lei Semear) e apoio cultural do Hilton Belém (através da Lei Tó Teixeira), Instituto Oi Futuro e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). Informações: (91) 3343-3567.

Nenhum comentário: