16.10.09

Boi de Máscaras Faceiro na abertura da Mostra Curta Pará Cine Brasil

Desde que fizeram parte das filmagens do longa "O Sol do Meio Dia", de Elianne Caffé, que os integrantes do Boi Faceiro, um dos bois de máscara tradicionais de São Caetano de Odivelas, ficaram anciosos para ver o resultado de seu trabalho na telona do cinema.

Pois as expectativas agora são para a abertura da 6ª Mostra Curta Pará Cine Brasil, que na quarta-feira, 21, terá participação deles, justamente porque será neste dia a exibição do filme.

Um dos grupos mais importantes da Associação Mestre Bené (http://mestrebene.blogspot.com/), que este ano foi uma das vencedoras do edital para Ponto de Cultura na região do Guamá, o "Boi Faceiro" é parte de uma das principais manifestações da cultura popular do Estado do Pará e única no Brasil.

Não à toa a produção e direção do filme se encantaram com eles. Os mascarados e cabeçudos trazem um colorido extraordinário para as ruas. Movidos a marchinhas de carnaval, sempre com muito bom humor, eles são conhecidos também como Boi de Orquestra.

Mas o Faceiro não sai apenas no período do carnaval. No mês de junho acontece o "Arrastão dos Bois", com vários blocos que saem às ruas do município. No início do ano eles deram o tom maior dos cortejos do Forum Social Munidal ocorrido em Belém.

Na próxima semana, haverá duas oportunidades de ve-los em Belém. Antes da abertura da Mostra, o Faceiro estará em Belém para o cortejo de abertura da Mostra Aldeia Sesc Cirio, que dará voltas, junto a outras manifestações cênicas, no quarteirão do Instituto de Arte do Pará (sai ali do lado da Basílica de Nazaré). Não percam porque é alegria e encantamento certos. É assim que o Faceiro provoca as pessoas que ficam ali, a espreitá-los, e as seduzem a entrar na brincadeira.

Em tempo - Para saber mais sobre a Mostra Curta Pará Cine Brasil, a Central de Produção criou um blog, com matérias sobre os filmes e debates da programação. Acessem: http://curtapara.wordpress.com/

Nenhum comentário: