19.11.09

JJ Jackson está em Belém para temporada de três noites no Baiacool Jazz Club

JJ Jackson está na cidade desde ontem. Chegou para fazer três dias de show no novo Baiacool Jazz Clube, de hoje a sábado, a partir das 23h.

Norte-americano, ele está radicado no Brasil há décadas. Foi amigo de Jimi Hendrix, acreditem.

O maior guitarrista da história do rock, foi simplesmente integrante de seu primeiro grupo, o Rocking Teens.

Hoje, considerado um dos maiores intérpretes da música americana, JJ impressiona pela versatilidade vocal.

Casado com uma paraense, descobriu Belém e desde então vira e mexe está por aqui, onde não cansa de elogiar os músicos paraenses, com quem toca, especialmente o pianista Robenare Marques, que estará acompanhando nosso blues man nesta quinta, 19, sexta, 20 e sábado, 21.

“Ele é um dos melhores do mundo, do mundo”, disse ontem em entrevista à Rosa Moreira, do programa Fonograma da Rádio Cultura do Pará. Também devem acompanhá-lo, Magrus Borges (bateria), Marcos Puff (saxofone) e Minni Paulo (Baixo).

A veia de Jackson é blues, mas com a formação jazzística da banda que o acompanha em Belém, não falta no repertório grandes interpretações do jazz.

O cantor tem estilo próprio, dá um verdadeiro show no palco. É um show man, que interage com o público e provoca êxtase aos ouvidos. Na simpatia e na ginga negra que tem, ele ganha a todos, podem ter certeza. Já dividiu palco com B. B. King e Lightinin Hopkin. No palco, as músicas "Lucille", "Hey Blues!" e "You Don´t Give a Damn About Me" estão sempre presentes no repertório.

JJ está com CD novo e já prometeu vir lança-lo aqui também. “Pop com sonoridade retrô!", foi o termo mais próximo que Fabá Jimenez, produtor musical, encontrou para definir seu mais novo trabalho fonográfico.

“Buscamos resgatar a bagagem artístico musical do artista, que passeia por Sam Cook, anos 50, até temas autorais da década de 90, ainda inéditas”, disse o produtor. No trabalho com a banda, tomou-se o cuidado para manter a autenticidade das gravações, sem utilizar recursos pirotécnicos.

Fabá diz que simplicidade parece ter sido a palavra de ordem no contexto geral de todo processo, desde a escolha do repertório, da formação da banda até a montagem do repertório.

O CD foca no básico com qualidade, destacando o talento dos músicos que o acompanham, assim como o poder de interpretação do cantor.

Na temporada do Baiacool, JJ prometeu dar uma palhinha do que vem no CD. Vamos aguardar.

Hoje à noite tem! Mas atenção para quem nunca mais tinha ido ao Baicaool Jazz Clube. O espaço mudou de lugar e agora fica na Rua dos Mundurucus, esquina da Dr. Moraes. Tem que fazer reserva de mesa, tá? O telefone de contato é o 8161.1992.

Nenhum comentário: