11.11.09

Os Pontos de Cultura no Pará

No Pará, foram 60 projetos selecionados. O resultado da concorrência ao edital da Secutl foi divulgado no Diário Oficial do Estado em junho deste ano, mas até agora não houve assinatura de contrato para a liberação dos recursos que vão viabilizar os projetos.

O edital é fruto de convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará, no âmbito do Programa Mais Cultura.

A demora desta liberação de recursos preocupa, uma vez que o orçamento de cada um começa a defasar, principalmetne o das primeiras etapas que prevê aquisição de equipamentos do Kit com camera fotografica, de filmar, computadores, ilha de edição e outros bens que são obirgatórios. Para três anos de trabalho, são apenas R$ 180 mil, dividios em repasses de R$ 60 mil.

De acordo com o edital, o prazo para o repasse de recursos seria feito dentro de sete dias úteis a partir da publicação do resultado no Diário Oficial, ou seja, entre os dias 12 e 22 de junho de 2009.

Livro - Pois bem, enquanto isso, hoje, 11, o historiador Celio Turino, lança o livro “O Brasil de baixo para cima”, onde ele conta sua versão da criação dos Pontos de Cultura. O lançamento será na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, cidade natal do secretário da Secretaria da Cidadania Cultural.

Lançados na gestão de Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura (MinC) e mantidos na administração de Juca Ferreira, os Pontos de Cultura agregam diversas formas de expressão: música, poesia, literatura, artes plásticas, saúde e dança.

Espalhados por todos os cantos do país, eles envolvem as comunidades e seus líderes, um reconhecimento do Ministério da Cultura à ação cultural de tantos brasileiros. Uma cartografia da cultura e da criatividade da população brasileira.

No Programa Cultura Viva, do qual os Pontos de Cultura fazem parte, o Secretário Célio Turino acompanhou de perto o cotidiano de cidadãos comuns e extraordinários, que através do Programa foram reconhecidos em seu direito de manifestar-se culturalmente. Essa vivência está presente no “Brasil de baixo para cima”.

Hoje são quase 1 mil Pontos de Cultura perfazendo todo o território nacional em abrangência continental única, e mais, articulados em rede, seja através dos encontros do Programa Cultura Viva, como a TEIA; seja na Internet pelo Portal i-Teia; seja pelo Fórum dos Pontos de Cultura, estrutura auto-gestora do Programa idealizado e agora relatado por Célio Turino.


Nenhum comentário: