21.1.10

Café Fotográfico e oficina na programação do Ver-te Belém Histórica

Artista paraibano fala sobre ocupação cultural em espaços urbanos de patrimônio e ministra oficina de experimentações na comunicação

A Fotoativa está chegando à culminância da programação do projeto Ver-te Belém Histórica, que iniciou no último dia 10, como parte das ações do Largo Cultural das Mercês, selecionado pelo Edital de Artes Visuais 2009 da Funarte em parceria com a Fundação Athos Bulcão.

Desde então, uma série de atividades vem sendo desenvolvidas.

Na primeira semana de janeiro, algumas, em especial, comemoraram o aniversário dos 394 anos da cidade, com uma grande jornada fotográfica e palestras itinerantes, que percorreram as ruas do bairro da Cidade Velha.

Na próxima segunda, 25, o Ver-te Belém entra em uma nova etapa, com a participação do artista visual, arte-educador e jornalista paraibano, Ricardo Peixoto, que vai conversar com o público no Café Fotográfico e ministra uma oficina a partir do dia 26.

No bate papo, o artista vai abordar um tema recorrente no Brasil inteiro: a ocupação de espaços considerados de patrimônio histórico-humano, com ações culturais.

Mais do que levar arte e cultura ao público através de shows, exposições, oficinas de arte-educação, publicações e exibição de documentários, estes eventos servem como pano de fundo para as discussões sobre identidade cultural, ocupação urbana e concepção da arte como forma de transformação.

Já a oficina “LabOratÓriO de Multimeios - Experimentações para a comunicação visual-sonora-escrita-corporal”, de Peixoto abordará a expansão no processo de criação do indivíduo, utilizando a linguagem das mídias contemporâneas como forma de conhecimento da expressão artística.

Com 21 anos de experiência profissional individual e 16 anos de trabalho com a Agência Ensaio, primeira agência cultural da Paraíba, Ricardo é atuante no fomento de formas de expressão em comunidades de baixa renda e alunos de escolas públicas e privadas. A foto acima é um de seus trabalhos.

A programação do projeto Ver-te Belém Histórica se estende até dia 31 de janeiro. No dia 30 e 31 haverá performance “Fotógrafo Lambe-Lambe”, com o grupo Usina Contemporânea de Teatro, às 09h, na Praça das Mercês. No dia 31 também terá Fotovaral e apresentação dos músicos Marcos Puff e MG Calibre.

Serviço
A Associação Fotoativa fica na Praça das Mercês, 19. Para saber mais sobre a oficina e toda a programação, acesse: www.fotoativa.blogger.com.br e www.fotoativa.org.br. Contatos: (91) 3225-2754. e-mails:a.fotoativa@gmail.com , fotoativa@amazon.com.br.

Nenhum comentário: