18.1.10

Notas sobre carnaval, cursos e cinema

O Cineclube Alexandrino abre a semana do IAP com a exibição de “Eraserhead”, filme de estreia de David Lynch. No filme, Henry Spencer (Jack Nance) vive numa zona industrial de uma cidade qualquer, administrando seu tempo entre o trabalho e o namoro com Mary X (Charlotte Stewart).

Ao ser convidado para jantar com a família da moça, descobre (numa sequência surreal) que ela está grávida. A mãe da garota retira-o da sala de jantar e antes de anunciar o estado da filha, assedia-o sexualmente.

Logo depois, Mary chega no local e confirma a gravidez, forçando Henry a se casar. Eles se mudam para a casa do rapaz e ficam à espera do filho. Tudo normal, se a criança não nascesse com a compleição de um bezerro e chorasse ininterruptamente. A sessão inicia às 19h, com entrada franca. Entrada franca. Após a exibição do filme, haverá debate entre o público e críticos da Associação dos Críticos de Cinema do Pará.

Curso prepara para nova edição da Lei Semear

Já fiz e indico: A CRibas Soluções promove o curso intensivo "Elaboração de projetos culturais via Lei SEmear" no dias 06 e 07 de fevereiro (sábado e domingo das 9h às 12 h e 15h às 18h). O investimento é de R$ 100,00 e assegura aulas teóricas e práticas, além de material didático e certificado.

O curso acontece no CCAA da Rua Gama Abreu, em frente à OAB e é destinado a artistas, agentes e produtores culturais que estejam interessados em colocar em prática suas idéias, conseguindo aprovar projetos para captar recursos por meio de incentivos via Lei Semear.

É oportunidade para os que querem publicar livros, montar espetáculos, editar CD´s e DVD´s, enfim, realizar suas iniciativas culturais. O curso será ministrado por Carmen Ribas, que é produtora cultural, pedagoga e especialista em Gestão com Responsabilidade Social, com mais de vinte anos de experiência na área. Informações: (91) 81565311 / 88732285.

Teia prepara encontro regional dos pontos de cultura

Em fevereiro prepara-se para acontecer em Belém o encontro regional dos Pontos de Cultura do Pará. Organizado pela Teia Amazônica, será de 4 a 7 de fevereiro. Os organizadores ainda estão configurando local e fazendo convites às entidades, órgãos e representantes da política local ligada à cultura.

“O Mastro” no Coisa de Nego em Icoaraci

O espaço cultural Coisa de Nego exibe nesta terça, 19 de janeiro, dois filmes do realizador paraense Márcio Barradas, “O Mastro” e “Icoaraci”. Os documentários foram produzidos em 2007 e 2009, em Mosqueiro e Icoaraci, respectivamente.

A sessão começa às 20h e será precedida por leituras de poemas pelo autodenominado Carpinteiro de Poesia. A realização é do Cineclube Amazonas Douro, emparceria com a Mayri Produções e o espaço cultural Coisa de Nego.

Bolsas para especialização em Patrimônio

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional está lançando o 5º Edital de Seleção do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP), para selecionar candidatos à turma 2010.

O programa de bolsas destina-se aos profissionais recém-graduados em diversas áreas do conhecimento, para sua especialização no campo da preservação do patrimônio cultural durante um ano, renovável por igual período.

Os candidatos selecionados serão especializados por meio de sua integração nas unidades do Iphan, distribuídos conforme tabela do 5º Edital do PEP, disponível no Portal do Iphan: www.iphan.gov.br. As inscrições estão abertas até o dia 4 de março de 2010 e as atividades do Programa terão início em 2 de agosto de 2010.

É tempo de carnaval

Fátima Silva avisa que no próximo domingo, 24, a partir das 16h, no Bar Boiúna (Pariquis, quase esquina com Apinagés), o bloco carnavalesco “Os Irrecuperáveis”, pelo sexto ano consecutivo, volta às ruas de belém, resgatando os velhos carnavais. Neste ano, os irrecuperáveis irão homenagear a França.

A Marchinha, composta especialmente para o bloco pelo compositor o Irrecuperável- Mor Veloso Dias, com muito bom humor fala da relação do Pará com os franceses. O som fica a cargo de Mister Bacalhau e sua bicicleta falante, um irrecuperável assumido.

A banda “Os Feras”, sob o comando do músico Adalberto Corrêa e que acompanha o bloco deste seu inicio, já está ensaiando a marchinha deste ano e promete também um repertório mais que especial.

Uma das principais características do Bloco é que os participantes são todos amigos e brincam fantasiados, usando de toda a criatividade. Outras informações: 8830-2350.

Circuito Inovacine recebe filmes para exibição

Os realizadores interessados em ver seus filmes projetos nas sessões cineclubistas do Inovacine devem encaminhar um e-mail para o Gabinete de Comunicação e Imagem da Fapespa, informando seu interesse. Após o envio do e-mail, os realizadores receberão uma ficha cadastral que deverá ser assinada e entregue na Fapespa.

O objetivo desta ação é divulgar a cultura cinematográfica, refletir o cinema ficcional e documental e percorrer com olhos e ouvidos os caminhos e as fronteiras abertas pela cinematografia que se faz na Amazônia. Até 31 de janeiro de 2009. Informações por e-mail (comunica@fapespa.pa.gov.br).

Nenhum comentário: