19.1.10

Sessão cineclubista comemora dia de São Sebastião no terreiro Estrela Guia

Nesta quarta-feira, 20, a partir das 19h30, será exibido o documentário “São Sebastião de Cachoeira do Arari”, de Francisco Weyl.

A sessão cineclubista será aberta com tambores para o glorioso São Sebastião, no Terreiro Estrela Guia.

“Projetarei o meu mais novo curta, São Sebastião de Cachoeira do Arari, documentário realizado no dia 10 de janeiro deste ano, quando da entrada do santo no município. E também mostrarei fotos captadas por Celi Abdoral e Isabela do Lago”, diz Weyl.

O município de Cachoeira do Arari abriga uma das festas religiosas mais tradicionais do estado, a Festividade de São Sebastião. Há mais de um século o santo é festejado no Marajó, sempre de 10 a 20 de janeiro.

O sincretismo religioso típico da cultura marajoara, a partir da crença religiosa. O documentário mostra os aspectos da festividade, o sincretismo religioso e a devoção ao santo. Com 15 minutos de duração o curta possui trilha sonora original dos cantadores de ladainhas de Cachoeira do Arari.

A sessão toda dura 30 miunutos. Após a exibição serão projetadas centenas de fotos de toda a festividade em Cachoeira do Arari. As imagens, captadas pelas fotografas Celi Abdoral e Isabela do Lago, retratam a preparação para a chegada do Santo na cidade, as ladainhas, os mastros e o culto marajoara em louvor a São Sebastião.

O local escolhido para o lançamento do documentário também traduz um pouco do simbolismo religioso, não só para o catolicismo, mas também para os cultos afro-religiosos.

A exibição acontece às 19h30 no Terreiro “Estrela Guia”, que fica no bairro do Jurunas (Av. Cesário Alvim, entre Breves e Estrada Nova), aonde, após a sessão cineclubista, acontecem às homenagens pelo dia de São Sebastião, comemorado nesta quarta feira.

Clique aqui para ver o link do mapa: aqui

Nenhum comentário: