7.1.10

Uma semana de debates e eventos cênicos em Belém

Uma grande mobilização dos artistas e gestores culturais de artes cênicas está sendo organizada para a próxima semana, a partir do dia de aniversário da cidade de Belém (de 12 a 18 de janeiro). É importante que todos participem.

Com objetivo de promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas de teatro e dança, a assembléia acontece no dia 15, a fim de valorizar a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, além de fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento de fóruns e redes desses artistas e agentes investidores de ativistas e iniciativas culturais.

Organização - A Comissão Organizadora desta Assembléia está, hoje, formada por integrantes da In Bust Teatro com Bonecos, da Associação de Teatro e Dança da Amazônia, da Cia Fênix de Teatro, da Rede Teatro da Floresta, do Movimento Briga Teatro, da Cia de Dança Waldete Brito, da Escola de Teatro e Dança da UFPA e do representante regional do Ministério da Cultura, Delson Cruz, que está viabilizando a estrutura da Assembléia.

As discussões a serem encaminhadas nesta assembléia resultarão em propostas a serem levadas à II Conferência Nacional de Cultura, em contribuição à formulação e avaliação do Plano Nacional de Cultura que orientará as políticas públicas para a cultura no próximo decênio. Os interessados podem acessar o portal do Ministério da Cultura ou os vários blogs de artistas e jornalistas na internet.

De acordo com informações da organização, para encaminhar as propostas, a Assembléia elegerá os delegados setoriais dos segmentos para a Pré-conferência Setorial Nacional, em Brasília.

A pré-conferência é que vai instalar os Colégios Eleitorais Setoriais responsáveis pela eleição dos membros dos Colegiados Setoriais instalados no âmbito do Conselho Nacional de Política Cultural .

E, consequentemente, eleger os membros dos Colegiados Setoriais para o exercício do mandato referente ao biênio 2010/2011.

Apesar de tudo parecer tão distante, vale resslatar que foi a partir de ações como esta que foram conquistadas as políticas públicas de cultura que criaram os prêmios Myriam Muniz e Klaus Viana.

“Aqui no Estado a Assembléia está se constituindo como um evento de iniciativa da Sociedade Civil. Em Belém, a assembléia terá a participação do Marcelo Bones, diretor do Centro de Artes Cênicas da FUNARTE e, no primeiro momento da Assembléia, quando os assuntos tratados serão o Sistema Nacional de Cultura (SNC), O Plano Nacional de Cultura (PNC) e o Fundo Nacional de Cultura (FNC), os segmentos de teatro e dança permanecerão juntos na plenária”, explica Paulo Ricardo Nascimento da In Bust.

“No segundo momento, quando se tratará especificamente das discussões e levantamentos de propostas de cada um dos setores, então haverá uma separação entre as categorias. Teatro e Dança trabalharão separadamente”, diz Paulo.

Este é um movimento nacional dos diversos setores da cultura, que entendendo a importância da compreensão do SNC para que o PNC funcione e possa democratizar os recursos do FNC, se mobiliza por categorias e com os diversos agentes de cada segmento.

"Em todo o país foram realizados Seminários sobre o SNC e Conferências de Cultura aconteceram em boa parte dos municípios brasileiros, atingindo 100% em alguns Estados”, continua o representante da In Bust.

“Mas, também é importante a escolha de Delegados que realmente possam ser participativos no encontro nacional e tenham consciência de se tratar de um esforço para o reconhecimento regional e para uma reparação por perdas sofridas nessa história de eixo sudeste de regalias ministeriais”, finaliza.

Cada Estado escolherá três delegados da Sociedade Civil e um da esfera governamental. Porém, para isso, aqui será preciso a presença de, no mínimo, 100 pessoas de teatro e 100 pessoas de dança.

Em Belém, a Assembléia Setorial de Teatro e Dança fará parte de uma programação de ações relacionadas a atividade teatral neste primeiro mês de 2010:

PROGRAMAÇÃO

Dia 12, na Escola de Teatro e Dança da UFPA, as 19h - Encontro Presencial da Rede Teatro da Floresta;

Dia 14, com local e hora ainda a definir (possivelmente no Banco da Amazônia – Centro – as 15h) – Vídeo-conferência Regional com Marcelo Bones, Diretor do Centro de Artes Cênicas da FUNARTE, ao vivo em Belém, com transmissão e participação de agentes de artes cênicas de todos os Estados da Amazônia;

Dia 15, às 9h, na Escola de Teatro e Dança da UFPA - Assembléia Setorial de Teatro e Dança do Estado do Pará.

Dia 16 e 17, em vários lugares da cidade e em vários horários – Movimento Ocupação Territorial de Apresentações Teatrais.

Dia 18, no teatro da Estação Gazômetro, às 19h – Fórum Livre de Teatro de Belém.

Obs: As fotos que ilustram a matéria são do cortejo cênico que abriu a programação do Sesc Círio, em outubro do ano passado, em Belém, no entorno do Instituto de Artes do Pará, reunindo vários artistas, além do grupo In Bust .

Nenhum comentário: