22.3.10

Final de tarde às margens da baía do Guajará terá música e cinema a partir de sexta-feira

Na foto ao lado, uma das imagens do curta Saliva, do paulista Esmir Filho, que será exibido mais uma vez em Belém, desta vez pelo Projeto Noites com Sol, a partir desta sexta-feira, 26, em pleno Trapiche da Casa das Onze Janelas.

A programação vai até o domingo, 28, unindo a boa música paraense à sétima arte. Na programação, shows da cantora Andréia Pinheiro, do pianista Paulo José e da Orquestra de Música Latina da Escola de Música da UFPA, entre outras atrações.

No telão, filmes como o documentário paraense “Toque de Mestre”, de Rodrigo Cardozo, que mostra os detalhes sobre o ritmo e a história da cultura da região do salgado, Curuçá-Pa e Marapanim-Pa.

Também na programação, Olhos de Ressaca, da carioca Petra Costa, que traz um casal de idosos que divaga sobre sua própria história. Neste rememorar, imagens de arquivo familiar se confundem com imagens do presente, sugerindo um diário onírico acerca do amor e da morte.

O projeto conta com o patrocínio da Oi Futuro e traz filmes produzidos em curta-metragem (de 5 a 21 minutos) também nos estados como Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santos e São Paulo, além do Pará e Rio de Janeiro.

Vai ser oportunidade para quem ainda não viu as animações paraense de Cássio Tavernard: A Onda festa na Pororoca e O Rapto do Peixe Boi serão exibidos no domingo, 28. Mas também para conferir alguns trabalhos ainda inéditos por aqui.

De acordo com o coordenador do evento, Cláudio Figueredo, o patrocinador apostou no cenário musical e cinematográfico de Belém e investiu no evento para contemplar os moradores e turistas da capital com apresentações musicais de diferentes vertentes e exibições audiovisuais produzidas em nossa região.

“O projeto valoriza a identidade regional contemporânea representada nos mais diferentes estilos e linguagens, fortalecendo o mercado cultural do Estado tornando-o mais consistente, uma vez que permite a movimentação da produção no sentido de agregar valores gerando visibilidade artístico-cultural e oferecendo opção de lazer gratuita e de qualidade”, diz Figueredo.

Na programação musical também terá show do grupo Pandora e Smoth Jazz e dos cantores Gigi Furtado e Joba. Nas sessões de cinema, também serão exibidos: Nós Somos um poema – Dir. Sergio Sbragia e Beth Formaggini (Doc, 17’, cor, 35mm, RJ, 2009 ) e O Lavrador de Toadas (Documentário, 15’, cor, digital, PA, 2008).

E ainda: Homens (Dir. Lucia Caus e Bertrand Lira -Documentário, 21’40’’, cor, 35mm, ES, 2008); A Última Sessão – (Caravana da Imagem Santarém-Pa - documentário, 15’, cor, digital, PA, 2006); Os Filmes que não fiz (Dir. Gilberto Scarpa - Ficção, 16’, cor, 35 mm, MG, 2008); Reverso (Dir. Francisco Colombo - Ficção, 5’38”, cor, 35mm, MA, 2009) e Espalhadas pelo Ar (Dir. Vera Egito - Ficção, 15’, cor, 35 mm, SP, 2007). Mais informações: 82561358.

Nenhum comentário: