6.3.10

Intriga, sexo, feitiço, traição e morte nos rios da Amazônia

Espetáculo de Walter Freitas tem estréia marcada para 18 de março, mas os ingressos começam a ser vendidos antecipadamente nesta segunda-feira,08, na Loja Ná Figueredo.

O espetáculo FUNDO REYNO, com texto, música e direção de WALTER FREITAS já tem estréia agendada em Belém para o próximo dia 18 de março.

A peça, que mereceu da Funarte o Prêmio Myriam Muniz de Teatro, conta a história de um quadrilátero amoroso envolvendo duas pajés-sacacas que disputam a posse da chave que lhes abre todo o poder mágico do fundo das águas amazônicas.

As sacacas traduzem a alegoria da luta pelo poder, a inclemência de corações fechados e a crueldade da natureza humana. “Trata-se de uma fábula sobre a sede de poder”, diz o autor.

“Nessa busca desesperada e incessante, as pajés se lançam através do mundo das águas, por sobre a terra e pelos ares das florestas, sobre as copas das matas fechadas, na busca de um homem que faz parte do espólio, atrapalhadamente atravessado o caminho delas”, explica.

E do cajerê, da briga, da tramóia, da traição e da vingança saltam ervas, os peixes e os rios, além da floresta. O espetáculo leva o espectador a percorrer junto às sacacas, a Amazônia e a alma humana, em toda a sua esplendorosa gama de sentimentos.

A encenação é fruto de uma pesquisa realizada pelo autor na Vila da Barca, bairro da periferia de Belém, onde foi feito o estudo e captura de tipos, comportamento e ações que foram utilizados na peça.

Do texto, saltam cenografia, figurinos, luzes e formas de vestir, de ver e de ouvir uma música inesperada, que gera conceitos da sistematização de conhecimentos corpóreos da dramartugia teatral paraense.

Walter Freitas - Conhecido por seu trabalho musical, o compositor WALTER FREITAS já foi várias vezes premiado também por seu trabalho em teatro, com o Prêmio Waldemar Henrique de Dramaturgia, pela ópera "HÁNÊREÁ - LENDAS AMAZÔNICAS"; com a publicação de seu texto infanto-juvenil "FIAU BABAU"; com o Prêmio IAP de Literatura pela ópera "DeZmemórias", sobre os dez anos de morte do seringueiro Chico Mendes; além de ter seu mini-texto "A CUIA MÁGICA", encenado e lançado em edição bilíngue em Paris, por um grupo de teatro francês.
FUNDO REYNO, de Walter Freitas

Elenco:
Juliana Medeiros - Pajé-Sacaca Venina
Pauli Banhos - Viúva Zulmira
Wellingta Macêdo - Nhá Luca / O Bicho
Andréa Rocha - Antero Denizar
Mônica Lima - Bandeireiro da Folia
Akel Fares - Rabequeiro da Folia
Walter Freitas - Violeiro da Folia

Equipe Técnica:
Maurício Franco - Cenário e Figurinos
Tiago Ferradaes - Design de Luz
Pauli Banhos - Assistente de Direção
Luciana Medeiros - Assessoria de Imprensa
Jaime Souzza - Fotografia
Nhãnhã Çayré - Design Gráfico
Mindiyara Uakti - Partituras
Waldiney Machado - Confecção de Tambores
Pedro Bolão do Laguinho - Caixa de Marabaixo (Macapá-AP)
Cristina Costa - Produção
Walter Freitas - Música, Direção Musical, Dramaturgia e Direção Geral

Serviço
Espetáculo “Fundo Reyno”. Estréia dia 18 de março, às 20h, no Teatro Waldemar Henrique – Pça. da República. Fica em cartaz até dia 28, sempre de quinta a domingo. Ingressos com venda antecipada por R$ 8,00, a partir de segunda-feira, 08 de março, na loja Na Figueredo – Gentil próx. entre Dr. Moraes e Beijamin Constant. Mais informações: 8110.5245 / 8134.7719.

Nenhum comentário: