3.3.10

Teia reúne representantes de movimentos e grupos culturais da Amazônia

O Parque dos Igarapés recebe, a partir desta quinta-feira, 04, a Teia da Cultura Amazônica, o encontro regional de Pontos de Cultura.

Até domingo, estarão reunidos, em Belém, representantes de movimentos e grupos culturais dos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Ação intensa de intercâmbio cultural, a Teia da Cultura Amazônia tem como objetivo discutir, através da troca de saberes e experiências, temas que fortaleçam os fóruns de discussão sobre o desenvolvimento de políticas públicas de cultura, com foco na sustentabilidade de projetos.

Durante os quatro dias da Teia, serão realizadas rodas de diálogos, oficinas e painéis temáticos pautados na organização e na agenda sociopolítica do movimento de prontos de cultura, como a Lei Cultura Viva, a mobilização pela aprovação da PEC 150 (Projeto de Emenda Constituição que destina mais recursos para a Cultura).

Vários pontos de cultura que vão participar da Teia foram selecionados em editais estaduais nos últimos dois anos. No Pará foram selecionados mais sessenta, que passam a integrar a rede de pontos e pontões de cultura, agora formada por 79 integrantes.

Também será colocada na mesa de debate a discussão que vem ganhando fôlego, sendo o foco de todos os fóruns culturais, pré-conferencia nacional de cultura, o “custo amazônico”, proposta que busca estabelecer um diferencial positivo para o financiamento das políticas públicas realizadas na região.

A Teia da Cultura Amazônica é a etapa regional preparatória para a Teia Nacional 2010, encontro realizado pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (Minc), que acontecerá em Fortaleza (CE) e que deve reunir cerca de 2.500 Pontos de Cultura de todo o Brasil.

Os Pontos de Cultura são projetos realizados em parceria entre Ministério e governos estaduais, através do programa Cultura Viva, que funcionam como espaços de estímulo à formação, produção e promoção da cultura local.

Participam da Teia Amazônica, pontos de cultura do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva e do Programa Mais Cultura, além representantes de movimentos e grupos da diversidade cultural amazônica dos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Rondonia e Roraima.

Mais informações e programação: http://teiamazonica.wordpress.com

Nenhum comentário: