22.3.10

Trupe Imaginarte prepara espetáculo sobre Chico Buarque

O Grupo de Teatro Trupe Imaginarte prepara seu primeiro espetáculo: Amores de Holanda, que levará para o palco versos do poeta, escritor e compositor Chico Buarque de Holanda.

Fragmentos da poesia deste poeta brasileiro são interpretados e montam as cenas que falam de amores, encontros e desencontros.

As Vitrines, Mar e Lua, Futuros Amantes, De Todas as Maneiras, Olho nos Olhos, Gota d’água, Eu te Amo e outras são algumas obras de Chico presentes no espetáculo, que ainda está em construção.

Mas os fragmentos poéticos, montados no decorrer do processo, serão apresentados em um ensaio aberto na próxima quarta-feira (24/03), às 19h, na Tenda da Casa da Juventude, e fará parte da programação de comemoração ao aniversário da Biblioteca do Centur, que acontecerá na quinta-feira (25/03), às 18h, no próprio Centur. A estreia do espetáculo será em junho deste ano, no teatro do Parque da Residência, na Estação Gasômetro.

O espetáculo Amores de Holanda é construído por Suzane Pereira, doutora em Estudos Teatrais, que dirige o grupo. Ela conta que a encenação envolve os amores escritos, falados e cantados por Chico Buarque de Holanda.

“Os jovens interpretam cenas adaptadas a partir das letras de Chico e fazem uma releitura cênica das metáforas poéticas dos amores de Holanda: amor proibido, amor retraído, amor dilacerado, amor negado, amor refeito, amor amor, etc. Isto tudo entre idas e vindas, encontros e desencontros”, explica.

Trupe Imaginarte - O grupo foi formado a partir das oficinas de técnicas de interpretação teatral e de clown desenvolvidas gratuitamente na Casa da Juventude.

Ele é formado por 15 atores, que vem se reunindo há dois meses e está aberto a pessoas interessadas. As reuniões acontecem segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h, na Tenda da Casa da Juventude, lugar que atende, também, a qualquer grupo de teatro da cidade que queria utilizá-lo para ensaios e reuniões.

A preocupação do Grupo de Teatro Trupe Imaginarte é sair do óbvio. A equipe busca um trabalho diferente, bonito, sensível e inovador, misturam linguagem cênica, visual e literária.

O resultado é uma construção sensível, que entrelace o público de forma prazerosa, sem ser piegas, ou com uma carga dramática exagerada, mas buscam o equilíbrio da tragicomédia, com momentos dramáticos e leves. Expondo um amor crítico, sensível, engraçado e político.

Para Suzane Pereira, que também é a idealizadora do projeto de teatro, “é através da linguagem cênica que o homem expressa suas mais profundas emoções, desejos e sentimentos”.

Ela ressalta, ainda, que a linguagem teatral faz espairecer a barreira da comunicação e facilita um melhor desempenho de postura, apresentação, de dicção, articulação e de expressão no dia-dia do ser humano.

Assim, o Trupe Imaginarte é mais um veículo de integração da juventude com o fazer profissional e tem a intenção de torna o teatro presente na vida dos jovens”, afirma.

O grupo é ligado ao Centro de Articulação Social e Apoio da Juventude, conhecido popularmente como Casa da Juventude, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDES),

Fonte: texto da jornalista Cleide Magalhães, da Ascom - Casa da Juventude

Nenhum comentário: