18.4.10

Semana de cinema documental no Museu Casa das Onze Janelas

Começou neste domingo uma ótima programação de cinema documental, no Museu Casa das Onze janelas.

Estão programados, entre outros filmes, “Eles Mataram Irmã Dorothi”, documentário vencedor da primeira edição do Amazônia Doc, no ano passado, “Pachamama” , de Érik Rocha e “Balsa Boieira” , do paraense Chico Carneiro.

Os filmes fazem parte da mostra de 2009 do I Amazônia Doc e serão exibidos, todos os dias, de terça a domingo, das 10h30 às 16h, até dia 28 de abril, na Sala Getuliano Bibas.

Na terça-feira, 20, será exibido “A arca dos Zo`é”, que mostra o encontro entre os índio Waiãpi, com os Zo’é, comunidade indígena que eles conheceram através de imagens em vídeo.

Produzido pelo projeto Vídeo nas Aldeias, o documentário mostra os Zo’é proporcionando aos visitantes o reencontro com o modo de vida e os conhecimentos dos seus ancestrais.

Os Waiãpi, em troca, informam aos Zo’é sobre os perigos do mundo branco que se aproxima, e que os isolados estão ansiosos por conhecer.

“A arca dos Zo`e” foi exibido ano passado dentro da 4a mostra Cinema e Direitos Humanos na América Latina e já recebeu inúmeros prêmios, desde seu lançamento em 1993.

Entre eles, o Sol de Ouro (Primeiro Prêmio) no 9° Rio Cine Festival, Rio de Janeiro,1993; JVC President’s Award, 16 Tokyo Video Festival, Tóquio, Japão, 1993; Prêmio Curta Metragem, 16 Festival International de Films Ethnographiques et Sociologiques CINÉMA DU RÉEL, Centre George Pompidou, Paris, França, 1994 e Prêmio de Melhor Vídeo, II Mostra Nacional de Cinema e Vídeo de Cuiabá, 1994.

A programação é gratuita. Veja quais são os filmes, sinopses e outras informações no Blog do Museu Casa das Onze Janelas. Tel.: 4009.8821 / 4009.8823.







Nenhum comentário: