30.5.10

É gol de placa: TV Brasil exibe Catalendas para 49 países africanos

A transmissão será feita através do Canal Internacional da TV Brasil, cuja inauguração aconteceu na semana passada, com presença de Lula, numa solenidade em Brasília

Nesta nova conquista da Tv pública brasileira, lá está ele, o Programa Catalendas produzido pelo In Bust Teatro com Bonecos em parceria com a TV Cultura do Pará. Adriana Cruz, diretora do grupo, disse que todos estão muito felizes com a novidade.

“Queremos compartilhar com vocês a boa surpresa para nós, causada pela TV BRASIL. Soubemos, há alguns dias, que o Programa Catalendas está sendo veiculado em vários países da África assim como outros programas brasileiros”.

De fato a notícia é excelente, mas contrasta com a atual situação dessa produção. “Neste último governo, imerso na crise econômica, não conseguimos gravar os programas previstos em contrato com a Funtelpa”, lamentou Adriana, que dirige a companhia.

Uma pena mesmo, pois o Catalendas, que já vinha sendo exibido para o mundo todo, via Canal Web da TV Brasil, desde o ano passado, agora emplaca em grade internacional, provando, mais uma vez, sua qualidade técnica, estética e de conteúdo.

acima, crianças da comunidade quilombola de
Pitimandeua (PA) assistindo um episódio

Enquanto isso, quem estiver pela África durante este mês de junho, na Copa do Mundo, e ligar a TV local, vai poder assistir aos antigos episódios do programa, que surgiu na década de 90 e logo entrou na grade nacional de televisão, com exibição a partir da TV Cultura de São Paulo.

Embora, hoje, a TV Cultura exiba sua programação em diversos municípios do interior, o In Bust não deixa de levar o Catalendas consigo, em seus projetos de circulação, presenteando seu público com exibições dos episódios, antes da encenação dos espetáculos. No ano passado várias comunidades quilombolas (foto acima) se divertiram com seus contos fantásticos e narrativas populares do folclore brasileiro.

Ao lado, a cidade de Bujaru (PA) assiste
o Catalendas, em praça pública
(Bonecos em Caravana, setembro, de 2009)


As transmissões da TV Brasil internacional iniciaram na segunda-feira, 24, em solenidade no Palácio do Itamaraty, que contou com a participação do Presidente Lula, de ministros de Estado e membros do corpo diplomático.

Neste dia, uma gravação com a saudação do presidente de Moçambique, Armando Guebuza, foi exibida pela TV Brasil Internacional.

A notícia completa está no site da TV Brasil. De acordo com a reportagem, o canal internacional tem sinal disponível para 49 dos 53 países da África.


3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a In Bust, vocês merecem todo o sucesso do mundo!

lucia leão disse...

Queria utilizar a foto do povo, numa praça de Bujaru, no PA, assistendo ao Catalendas. Como entro em contato com vocês? Alguém pode me escrever no lucia.leao@ebc.com.br? grata

lucia leão disse...

gente, gostaria de utilizar num projeto a foto que vi no blog, do povo assistendo ao catavento numa praça de uma pequena cidade do Pará. Como faço? Vocês podem entrar em contato comigo no endereço lucia.leao@ebc.com.br?

obrigada
Lucia