30.5.10

Indicial exibe "Quase todos os dias... Belém"

A junção de 14 olhares distintos sobre cenas cotidianas que, quase sempre, passam despercebidas pela rotina de quem vive em uma metrópole pode ser conferida neste domingo, 30, durante a apresentação do vídeo “Quase todos os dias... Belém”

Texto de Camila Gaia

Dirigido e editado pelo fotógrafo Alberto Bitar, um dos participantes do projeto Indicial, promovido pelo Sesc Pará, que encerra hoje suas atividades.

Durante um mês, quem passou pelas instalações do Centro Cultural SESC Boulevard pôde conferir um coletivo de intervenções artísticas de fotógrafos e artistas visuais paraenses contemporâneos, em grandes formatos e projeções multimídia.

“Quase todos os dias... Belém” é resultado de um workshop ministrado por Bitar para 13 fotógrafos, selecionados previamente, que tiveram como missão percorrer a cidade e registrar, cada um em local e horário pré-definido, cenas corriqueiras fazendo disparos contínuos com a câmera. Entre as locações definidas durante o workshop estão o mercado do Ver-o-Peso, a Praça da República, o lendário Bar do Parque, o arranha-céu mais famoso de Belém, Manuel Pinto da Silva, a Baía do Guajará, entre outras.

A experiência rendeu aproximadamente 10 mil fotografias que foram utilizadas na edição do vídeo de 11 minutos que utiliza a técnica do time lapse, que cria lapsos de tempo entre uma imagem e outra para dar a percepção de movimento e aceleração, mostrando, sob um novo aspecto, cenas comuns, mas inéditas aos olhos dos espectadores. “Deu para perceber, mesmo sendo uma primeira versão, que o resultado me deixou bastante satisfeito”, comenta Alberto ressaltando ser este apenas uma prévia da versão final do vídeo.

As imagens foram captadas pelos fotógrafos Alberto Bitar, Janduari Simões, Anderson Coelho, Joyce Nabiça, Rose Mosquera, Mariano Klautau Filho, Ionaldo Rodrigues, Ricardo Macedo, Suely Nascimento, Ronald Junqueiro, Pedro Cunha, Marcelo Lelis, Michel Pinho, e Irene Almeida.

Outros dias - Esta não é a primeira vez que o fotógrafo registra o movimento urbano de uma capital. “Quase todos os dias... Belém” faz parte de um projeto maior que já rendeu outros registros realizados nas cidades de Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Montevideu, no Uruguai. Na capital paulista, Alberto contou com o olhar de outros 16 fotógrafos, em 12 mil imagens captadas de maneira ininterrupta num período de 28 horas.

‘Quase todos os dias... São Paulo’ (foto), recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo júri técnico do 3º Festival Cinema e Cidade 2008, realizado em Porto Alegre, foi premiado também como Melhor Vídeo Experimental na 6ª edição do Fest Cineamazônia – Mostra Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, realizado em Porto Velho, Rondônia, além de ter sido selecionado pelo 31° Festival Guarnicê de Cinema.

“O diferente da experiência em Belém é que tenho uma relação afetiva de muito mais tempo do que com os outros lugares pra onde levei o projeto. É a cidade onde nasci e vivo”, relata o fotógrafo

Indicial - Além da exibição de “Quase todos os dias... Belém”, o projeto Indicial terá, em seu último dia de mostra, uma vasta programação, a partir das 16h30, com apresentação musical de Marquinhos Puf – sopro incidental e uma intervenção cênica do ator Aílson Braga, inspirada em trechos de “A Casa do Rio”, de Adriano Barroso. Apresentam-se ainda o Grupo de Experimentação de Teatro em Miniatura (GTEM) e a Cia de Investigação Cênica.

No audiovisual, haverá projeções multimídia com trabalhos do grupo “A Escrita da Luz” (AM), Eugênio Sávio (MG) e dos paraenses Anderson Coelho, Renato Chalu, Cinthya Marques, Emidio Contente, Katiuscia de Sá, Patrícia Fernandes, Socorro Gonçalves, Mira Jatene e Ubirajara Bacelar.

Serviço
Neste domingo, 30, encerramento do projeto ‘Indicial’- Fotografia Paraense Contemporânea, no Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França 522, Campina). Visitação: 15h às 21h. Informações: (91) 4005-9578. Entrada franca.

Nenhum comentário: