14.5.10

O In Bust Teatro com Bonecos está na cidade do JB e das bicicletas

A visão noturna da foto ao lado foi clicada do JB, um restaurante que nos lembra bastante a estrutura do Mormaço, em Belém, mas que em Abaetetuba é referência de peixe bom e onde também tem sempre uma amostra daquilo que o município se orgulha em ter, a cachaça.

Cidade do miriti, das atrizes Dira Paes e Eunice Baia, é também das bicicletas. São 30 mil veículos desses circulando pelo centro e periferia do município.

A quantidade é tanta que já existe até sinalização de proibido entrar ou estacionar direcionada a estes simpáticos veículos. Quando o folheto turístico diz que Abaetetuba é a Pequim Amazônica, não está mentindo.

A ação do In Bust iniciou nesta manhã de sexta-feira, com a realização do workshop "O jogo como processo criativo - Uma experiência no espetáculo Catolé e Caraminguás". Cerca de 20 pessoas, entre arte educadores e professores, participaram.

Dentro de alguns minutos, a partir das 18h, haverá exibição de episódios do programa Catalendas, produzidos em parceria com a TV Cultura do Pará e apresentação do espetáculo “Catolé e Caraminguás”, na Quadra de Esportes da Escola Estadual Benvinda de Araújo Pontes.

Além de Abaetetuba, o grupo também segue à Cametá, já neste sábado, 15. A programação faz parte do projeto Circula Catolé, Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Na semana passada o grupo esteve também em Rondon do Pará e Marabá, no sudeste paraense.

O “Circula Catolé” é mais um projeto de circulação do grupo que há 14 anos (que serão completados em junho) vem desenvolvendo a linguagem do teatro de formas animadas com atores em cena. O workshop levará ao público a experiência do grupo na montagem de “Catolé e Caraminguás”.

Este é o mais recente espetáculo do In Bust uma livre adaptação do texto original de Martins Pena “Os Ciúmes de um Pedestre ou o Terrível Capitão do Mato”, inspirado na Comedia Dell’Arte.

A peça conta, através de muita confusão e peripécias a história de uma trupe teatral, formada pela família Pepelone, que atua em teatro de bonecos. O espetáculo estreou no ano passado, exatamente no mês de maio. Foi montado com o prêmio de foento ao teatro da Secutl, cujo nome homenageia o diretor Cláudio Barradas.

Em Belém, o público também terá oportunidade de ver o espetáculo, no dia 29, quando será realizado o encerramento do projeto, a partir das 19h, no Casarão do Boneco. (Av. 16 de Novembro, 815).

Adriana Cruz e a Trupe Peperone, em entrevista à TV Record, na manhã de quinta-feira, 13

Na ocasião também acontecerá a projeção das fotos da circulação do projeto. Não perca! É tudo com entrada franca.

Circulação - O In Bust tem levado seu trabalho a muitos públicos alinhados em beiras de estradas, ramais, rios, baías, igarapés, comunidades quilombolas ou situadas em bairros da periferia de Belém.

Além do Circula Catolé, já foram desenvolvidos outros projetos de circulação como o “Boneco na Estrada” que desde 2004 tem levado os espetáculos do grupo aos quatro cantos do Pará. Já são 50 municípios visitados só no Pará, mas o grupo também já circulou por outras cidades brasileiras, como Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ficha Técnica

Cristina Costa (Raimunda), Mariléa Aguiar (Manoela), Charles Wesley (Koshiro) e Michel Amorim (Zulu), além de Aníbal Pacha (Saul).

A pintura de panada é de Maurício Franco e a trilha sonora é de Fabrício Cavalcante. A direção é de Paulo Ricardo Nascimento e de Adriana Cruz, que também assina a dramaturgia.

Serviço
Em Cametá, o Workshop será de 18h às 22h, no Auditório do Campus da UFPA. Inscrições: NAC - Núcleo de Arte e Cultura, UFPa. A projeção do Catalendas e o espetáculo, no domingo, 16, a partir das 10h, no Hall do Campus.

Nenhum comentário: