5.5.10

“Taobonitodetaofeio” reforça elenco e desafia o público em nova temporada

O espetáculo estreou no ano passado e fez temporada no espaço Cuíra.

Nesta sexta-feira, volta à cena, no Teatro Universitário Cláudia Barradas, com uma novidade que desafiará público e elenco.

Em cada noite, “Taobonitodetaofeio” será montado com uma nova composição de elenco para a execução de diferentes cenas, no melhor estilo coringa.

Esta foi a maneira que a Companhia de Investigação Cênica encontrou de oferecer experiências únicas para o público e preparar o seu elenco para as temporadas fora da cidade, que demandam composições flexíveis e diversificadas de elenco, testando, assim, as possibilidades dos bailarinos-intérpretes.

Nesta temporada contionuam em cena, as atrizes Alessandra Nogueira (Palhaços Trovadores), France Moura, Marluce Oliveira (Dramática Companhia) e Natalia Simão. E também, os atores Ícaro Gaya e Danilo Bracchi.

Mas chegam para reforçar o elenco, o ator Milton Aires (Usina Contemporânea) e o bailarino Breno Jhullyan, selecionado pelo projeto Conexão Dança (FUNARTE 2009 e SECULT/PA 2009), que veio de Itaituba, cidade da região da Transamazônica, para realizar estágio de aperfeiçoamento técnico com a Companhia.

“Taobonitodetaofeio” coloca em cena, questões como: o que é belo e o que é feio; se o espectador, com o olhar mais livre que o ator, pode gostar do que é chocante e horrendo; ou se a beleza e a feiúra estão nas coisas ou nos olhos de quem as vê, são levantadas no decorrer da apresentação.

As perguntas também foram utilizadas no processo de experimentação do grupo, resultando numa dramaturgia fragmentária, dinamizada por um desfile de imagens que revelam padrões estéticos do cotidiano, percepções de indivíduos sobre si e o outro e o universo de sensações daí decorrentes.

Contemplado com o Prêmio Klaus Vianna da Funarte e patrocinado pela Petrobras (2008), “Taobonitodetaofeio” é a segunda montagem da Companhia de Investigação Cênica. A trilha sonora original é composta pelo músico Leonardo Venturieri, diretor musical.



A montagem contou com a consultoria dramatúrgica de Wlad Lima, a concepção de figurino e adereço, de Aníbal Pacha,.

O design de máscaras é de Maurício Franco e a cenografia, a arte gráfica e a animação (Second Life) é de Nando Lima.

Dedicado ao bailarino, ator, diretor e coreógrafo Ronald Bergman, um dos grandes nomes da Dança na Amazônia, o espetáculo dialoga com o teatro, a dança e a música e assim faz suas críticas às estéticas do corpo no mundo moderno.

Serviço
Taobonitodetaofeio. De volta em cartaz nos dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de maio de 2010, no Teatro Experimental Universitário Cláudio Barradas, da Universidade Federal do Pará. D. Romualdo de Seixas, 546, com Jerônimo Pimentel. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).

Nenhum comentário: