23.6.10

Roda de conversa com Mestre Dorrêis, Griô do Ponto de Cultura Boi de Máscaras

A Roda de Conversa do Ponto de Cultura de São Caetano de Odivelas com o mestre dos bois de máscaras do município, Mestre Dorrêis será no dia 02 de julho.

Vai coincidir com a programação da Oficina de Educação Patrimonial que será realizada pelo Pontão “Acorda”, do Museu do Círio, em parceria com o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

No município, a oficina recebe o apoio do Ponto Boi de Máscaras e começa neste domingo, 27, com objetivo de capacitar adolescentes e jovens em áreas afins à maior manifestação Religiosa e Cultural do Pará: O Círio de Nazaré.

A Ação Griô acontecerá a partir das 19h, na Biblioteca Municipal Profª Cleide Garça, com objetivo de apresentar a história deste Mestre, considerado uma das figuras mais importantes da cultura popular odivelense, um verdadeiro ícone para todos.

Dorrêis nasceu na vila de Pereru de Fátima, comunidade de pescadores e tiradores de caranguejo, onde fez seu primeiro "boi" chamado Estrela Dalva, aos 23 anos.

Hoje, com filhos, netos e casado com a Maria Santana Quadros Viégas, Mestre Dorrêis é uma das mais importantes figuras da cultura odivelense, ícone para os artistas de São Caetano e motivo de pesquisa para estudiosos, folcloristas e acadêmicos.

Artista popular, conviveu com os grandes nomes da cultura dos bois de máscaras de São Caetano de Odivelas como, Didio Zeferino, Zé Lode, Mestre Bené, Seu Palmira, Lauro Brasil, entre outros.

Durante 40 anos, ele confeccionou o Boi Tinga e em 1998, a figura do Boi Faceiro, durante seu resgate. Considerado o maior artífice da história dos bois de máscaras de São Caetano de Odivelas, sua história se confunde com a da cultura popular de São Caetano.

Faceiro no Puxirum - E a partir de quinta-feira, 24, o Boi Faceiro vai estar solto em Belém, dentro da programação do Puxirum – Arraial de Todos os Santos, da Fundação Curro Velho e Secretaria de Cultura do Estado.

Um cortejo imperdível será realizado a partir das 19h, na Praça da Bandeira. Cabeçudos e Pirrôs convidam os Buchudos da capital para uma grande festa.

Já no sábado, 26, em São Caetano de Odivelas, acontecerá a sua segunda saída pelas ruas da cidade.

Será mais um momento mágico a ser vivenciado pela população odivelense e seus visitantes. O cortejo da "safra" junina do município terá às 17h, com toque de recolher às 23h.

Mas o Faceiro na pára por aí. No domingo, 27, tem mais, no arrastão cultural da programação junina de Marituba, também a partir das 17h.

Nenhum comentário: