4.6.10

Domingo: XXIII Festival Internacional de Música do Pará abre com duas atrações

Inspirado no tema "O Sagrado na Música", presente nos cânticos indígenas, rituais afros, mantras budistas, na leitura do Alcorão, nas missas católicas e rituais de todas as religiões ocidentais e orientais, abre neste domingo o XXIII Festival Internacional de Música do Pará.

Haverá duas apresentações de abertura. A oficial, que todos os anos acontecia no Theatro da Paz, este ano, por causa de seu fechamento, desde o acidente com o forro, será no Hangar Centro de Convenções, a partir das 20h30, com a apresentação da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes.

Mas antes, no domingo pela manhã, acontece a tradicional abertura matutina, na Praça Batista Campos, tendo como atração a Banda Rodrigues dos Santos de São Caetano de Odivelas, a partir das 10h.

Composta por 50 integrantes sob a regência de Márcio Cardoso, que também é o atual presidente da instituição, a Rodrigues dos Santos foi fundada no dia 24 de fevereiro de 1881. Está perto de completar, portanto, 130 anos de história.

Considerada o patrimônio cultural mais antigo de São Caetano de Odivelas, a Banda Rodrigues dos Santos mantém, atualmente, uma escola com cerca de 200 crianças e adolescentes matriculados.

Referência dentro do Projeto de Interiorização da Fundação Carlos Gomes, a banda vem participando de inúmeros documentários e reportagens para a imprensa local e nacional. Mais informações com o regente Márcio Cardoso, pelo cel. (91) 8886-3240

O evento, que se estenderá até dia 13 de junho, é realizado pela Fundação Carlos Gomes, com apoio do Governo do Estado.

O Festival acontece desde 1987, e promove o intercâmbio de experiências entre músicos de várias regiões do Brasil e do mundo, trazendo sempre novas atrações, nacionais e internacionais, constituindo-se de inúmeros eventos, com a participação efetiva de grupos musicais paraenses.

O tema deste ano, abre espaço para um repertório vasto e belo, seja de domínio público ou de cunho erudito. A temática do sincretismo na música traduz em última instância a essência do povo brasileiro e, particularmente, toda a diversidade cultural do Estado do Pará.

Para ver toda a programação do festival, visite o site da FCG.

Nenhum comentário: