16.6.10

Edilson Pantoja lança o romance “A Pedra de Babel”

O escritor paraense Edilson Pantoja lança nesta quarta-feira, dia 16, no Instituto de Artes do Pará (IAP), o romance “A Pedra de Babel” (Editora All Print).

O lançamento será precedido de um bate-papo sobre literatura e filosofia com participação dos escritores Vicente Cecim, gerente de Artes Literárias do instituto, e Nilson Oliveira, editor da revista Polichinello. A entrada é franca.

“A Pedra de Babel” é o segundo livro publicado pelo autor, que em 2005 recebeu o Prêmio IAP de Literatura por “Albergue Norturno”. Após a premiação, Edilson criou um blog para divulgar o livro, onde também estão pequenos contos e textos curtos, que o autor considera mais adequados à leitura on-line. “Não fosse a internet, minhas criaturas certamente não existiriam, inclusive as dos romances. A exceção é ‘O Retorno de Sadi’, antecessor de tudo”, diz ele.

Edilson nasceu em Marajupema, lugarejo à margem paraense do rio Gurupi, na divisa com o Estado do Maranhão, em dezembro de 1968. Para ele, falar sobre a temática de um romance é particularmente difícil. “Compartilho da noção de que um livro, uma vez publicado, ganha independência em relação a seu autor, às intenções que lhe deram vida. Ele ganha autonomia. É como um filho que atingiu a maioridade”, diz ele.

A exemplo de seu primeiro romance, “A Pedra de Babel” tem recebido críticas elogiosas. “[O romance] lembra o compasso de espera do excelente ‘A Fera na Selva’, de Henry James. A forma se aproxima da escrita dos mestres. Lembrará Borges, talvez Rulfo, ou ainda o discurso interior de um Joyce”, escreveu Cecilia Cassal, de Porto Alegre.

“Edilson é mais que a revelação de um romancista. É o construtor-timoneiro, carpinteiro-naval-amazônico da nova Babel: mestre de obras escancaradas para o mundo de uma importante e necessariamente renovada exegese literária”, afirmou Salomão Larêdo. Para conhecer mais sobre a obra do autor, acesse o blog.

Serviço
Lançamento do livro “A Pedra de Babel”, de Edilson Pantoja. Nesta quarta-feira, dia 16, às 18h30, no Instituto de Artes do Pará (Nazaré, ao lado da Basílica). Triálogo sobre Literatura e Filosofia, com Vicente Cecim, Nilson Oliveira e Edilson Pantoja. Entrada franca. Informações: 4006-2906/ 2908/ 2909.

Fonte: Texto enviado pela assessoria de imprensa do IAP

Nenhum comentário: