17.6.10

Lançamento: “Terra dos Romulados” é a maior obra já escrita por Salomão Larêdo

O escritor Salomão Larêdo está para lançar uma nova obra, a maior de sua trajetória, segundo ele.

Na foto, ao lado, paisagem ribeirinha recente de Cametá, terra do autor e fonte de inspiração para este novo trabalho

“Terra dos Romualdos, país dos Maparás” é um livro de 800 páginas. Literatura de testemunho, um registro memorial do Baixo-Tocantins, abrangendo as localidades de Igarapé-Miri, Cametá, Mocajuba, Baião e Tucuruí, nos seus aspectos educacional, religioso, usos e costumes do povo dessa área.

As entrevistas, retratos e documentos formam o maior corpus desta obra escrita na área da memória, literatura documental ou texto reportagem. Não conseguindo classificá-la, o autor diz que o leitor é quem decide se esta é uma etnoliteratura, teologia cultural ou mitopoética.

O fato é que Larêdo levou dez anos pesquisando , escrevendo, procedendo a transcrição epistemológica da memória pessoal e coletiva, na luta contra o esquecimento na sociedade contemporânea - que “desvaloriza o passado - procurando descobrir e mostrar, através da palavra paisana, comprovada com muita fotografia, a fisionomia paraense do povo da região de Cametá”, diz.

O “Terra dos Romualdos, país dos Maparás” registra também a presença dos padres da Congregação da Missão (CM), lazaristas holandeses que trabalharam na prelazia de Cametá e, por extensão, traz notas sobre os presbíteros nativos, observa aspectos da religião e do trabalho das irmãs Filhas da Caridade (FC) na área da educação e a memória - que é a história.

Salomão Larêdo é um dos escritores que mais produz em nossa região. Tem 45 obras publicadas e mais sete estão em fase de lapidação desde o ano passado, entre estas o “Terra de Romualdos”.

Larêdo nasceu na Vila do Carmo (Cametá). Fez o curso de Direito na Universidade Federal do Pará. É advogado, é escritor e também jornalista, um editor e defensor da cultura e do homem da Amazônia.

O currículo do autor é vasto. Começou a fazer poemas em 1968; fundou e participou de diversos jornaizinhos estudantis; fez inúmeros murais, poemas coletivos no colégio Estadual “Paes de carvalho”.

Publicou seus poemas nos jornais “Folha do Norte”, “A Província do Pará” e “O Liberal”, onde também publicou contos crônicas e artigos diversos. É mestre em Teoria Literária pela UFPA.

Para saber bem mais sobre ele, acesse: www.salomao.laredo.nom.br – http://slaredo.blogspot.com.

Nenhum comentário: