22.6.10

Mestre Vieira traz a guitarrada para o Puxirum

Enquanto aguarda a gravação de seu DVD, o guitarreiro de Barcarena chega em Belém do Pará nesta quarta-feira, à convite da Secretaria de Cultura do Estado, para mostrar sua guitarrada no Arraial Junino da Praça da Bandeira.

A programação do Puxirum – Arraial de Todos os Santos na Praça da Bandeira é vasta. Até dia 26 são inúmeras as apresentaçoes de quadrilhas, grupos folclóricos e carimbó que passam por lá.

Mas nesta quarta-feira, 23, a Praça da Bandeira vai receber, a partir das 21h, Mestre Vieira e seu Conjunto de Barcarena. Juntos eles vão apresentar músicas antigas e as novas composições do CD "Guitarra Magnética".

Ele, que acaba de se apresentar, no último dia 18, em Brasília, durante a programação do maior evento latino-americano da Agricultura Familiar, a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo, ao lado da banda Cidadão Instigado, do Ceará, promete um show especial para Belém.

Mestre Vieira vai mostrar sucessos antigos e as novas composições de seu primeiro CD, “Guitarra Magnética”, gravado em seu município, de forma independente, e lançado no ano passado pelo Selo Na Music, em parceria do empresário e produtor Ná Figueredo. “Vou levar os últimos 20 CDs que tenho para vender em Belém. Muita gente procura e já estou precisando mandar fazer novos”, diz ele animado com a programação.

O artista se prepara também para gravar o primeiro DVD, que fará uma retrospectiva dos 50 anos de carreira e de guitarrada. Em outubro deste ano ele completa 76 anos de idade. Aprovado pela Lei Semear, do Governo do Estado, o projeto Mestre Vieira - 50 Anos de Guitarrada está em fase de captação, mas já tem material de registro como o encontro dele, em Belém, no ano passado, com o guitarrista e líder do grupo Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna.

PROGRAMAÇÃO

O Puxirum - Arraial de Todos os Santos começa, às 17h, na Praça da Bandeira, em frente ao Colégio Paes de Carvalho. Na Arena dos Bois, vários boi-bumbás de bairros de Belém e interior do Estado. No palco principal, haverá mostra estadual de Carimbó, parafolcóricos e shows musicais de vários ritmos.

Reunindo cerca de cem grupos folclóricos em teatros, escolas, praças e órgãos de cultura, é o maior festival junino de Belém e a programação conta também com shows de Banda Pai D’égua Pinduca, Arraial do Pavulagem e Nazaré Pereira.

Na programação desta quarta-feira, 23, na Praça da Bandeira (em frente ao Colégio Paes de Carvalho) tem, na Arena dos Bois: 18h30 - Boi Flor do Campo - Sacramenta; 20h - Boi Brilho da Noite - Cabanagem; 20h30 - Boi Garantido - Tenoné.

Dentro da Mostra Estadual de Carimbó e shows musicais, estão: 17 h - Quadrilha Junina - Escola Arthur Porto e Grupo Folclórico Pará Tem; 19h - Grupo de Carimbó Águia Negra (Icoaraci); 19h30 - Grupo de Carimbó Unidos do Paraíso (Santa Bárbara); 20h - Grupo Cheiro do Pará (Belém) e 21h - Mestre Vieira (Barcarena).

Na Mostra de Quadrilhas Modernas, se apresentam: 18h30 - Grupo Coreográfico Sabor da Terra; 19h20 - Grupo Arte Dança Abaião (Abaetetuba); 21h - Grupo Coreográfico Invasão de Cheiro (Concórdia do Pará).

Um comentário:

mundialprog disse...

Esse mestre é do caralho!!!
Desejo muitos anos de vida ao meu amigo Joaquim de Lima.
Givaldo.