18.6.10

Morre o escritor e Prêmio Nobel José Saramago

Lisboa - Morreu nesta sexta-feira o escritor e Prêmio Nobel português José Saramago. A informação é da agência France Presse.

Fonte: JB Online

José de Sousa Saramago nasceu em 16 de novembro de 1922. Foi agraciado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago é considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, em inglês) foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles. Em 2010, o diretor português António Ferreira adaptou um conto retirado do livro "Objecto Quase", conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.

Saramago, conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, era membro do Partido Comunista Português e foi diretor do jornal Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC).

Casado com a espanhola Pilar del Río, Saramago viveu em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. O escritor português José Saramago, o único Nobel da língua e uma figura notável, morreu aos 87 anos.

Nenhum comentário: