2.6.10

Palestra e Cortejo do Boi Faceiro abrem quadra junina em São Caetano de Odivelas

Desde que inaugurou no dia 13 de maio, o Ponto de Cultura Boi de Máscaras tem agitado com várias programações e uma oficina de pintura mural, o município de São Caetano de Odivelas, no nordeste paraense, região do Guamá.

Neste feriado de quinta-feira, 03, será realizada uma palestra da professora Sílvia Sueli Santos da Silva, sobre a manifestação dos bois de máscaras e, na sexta-feira, 04, o Boi Faceiro faz a sua estréia deste ano no município, abrindo a "safra" junina do grupo.

Mas estas são apenas algumas das ações do Ponto que prevê para estes próximos anos, uma série de oficinas e atividades dentro da comunidade odivelense. Contemplado pelo Edital Ponto de Cultura do Programa Cultura Viva, do MinC, a partir de convênio com a Secretaria de Cultura do Estado, o Ponto do Boi de Máscara guarda ainda muitas surpresas, entre elas a produção de um vídeo documentário sobre o trabalho desenvolvido pelo Ponto em prol desta manifestação única da cultura brasileira.

Na palestra desta quinta será lançado um olhar sobre a manifestação dos bois de máscaras de São Caetano de Odivelas, como forma de resgate, preservação e valorização desta raiz cultural. O público alvo é principalmente os produtores culturais, professores, integrantes dos bois de máscaras entre outros.

Professora de Arte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e Especialista em Arte-Educação pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), a professora Silvia Silva também é Mestre em Artes Cênicas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e Doutoranda do DINTER UFPA/UFBA.

O evento faz parte dos preparativos para a quadra junina odivelense, cujo principal atrativo é o tradicional boi de máscaras, com destaque para os bois Tinga e Faceiro, ícones dessa singular manifestação.

Pintura Mural – Quem estiver na cidade neste final de semana ou em outro momento, vai encontrá-la colorida. É porque logo após o lançamento do Ponto, foi realiza, no período de 18 à 24 de maio, a Oficina “Pintura em Murais”, ministrada pelos arte educadores, Anderson Santos e Eudis Aquino.

Participaram da oficina cerca de 40 crianças e jovens, que tornaram o muro do Fórum de São Caetano de Odivelas, uma verdadeira obra de arte, que teve como tema a manifestação dos bois de máscaras.

Cabeçudos, pierrôs e as figuras estilizadas dos bois, Faceiro e Tinga, principais ícones da cultura popular odivelense, deram um colorido todo especial às ruas no entorno do Fórum da Cidade.

Serviço
Palestra sobre Boi de Máscaras e Cortejo do Boi Faceiro. Dias 03 e 04 de junho, em São Caetano de Odivelas. A realização é do Ponto de Cultura Boi de Máscaras, com o Apoio da Associação Mestre Bené, da Banda Rodrigues dos Santos e da Secretaria Municipal de Educação. A palestra acontecerá na Sede da Banda Rodrigues dos Santos, localizada na Avenida Floriano Peixoto, a partir das 19h30. Entrada franca.

Nenhum comentário: