16.6.10

Pássaro Tucano: várias oportunidades para conferir “O Peso da Inveja”

O espetáculo será encenado pelo Grupo Tucano, até início de julho, confira no final da matéria a programação

De acordo com Bruno de Menezes, os Pássaros Juninos seriam uma espécie de ramificação ou desenvolvimento posterior dos Cordões de Bichos, dos quais se tem registros de apresentações no estado do Pará desde o século XIX.

Mas ele também diz que os Pássaros Juninos teriam se destacado no cenário das festas populares paraenses a partir de 1900, época da Bélle Époque amazônica. Chamados também de Melodrama-Fantasia, onde são encenadas histórias com fortes características melodramáticas: conflitos familiares, traições, dramas amorosos, vinganças, entre outras, tem ainda uma parte cômica e momentos de canto e dança.

Uma versão bem popular sobre este surgimento conta que estas encenações teriam se inspirado nas companhias européias de ópera e os grandes espetáculos realizados no Theatro da Paz, durante o ciclo da borracha, constituindo-se assim uma ópera popular, que mistura personagens diversos, retirados tanto da cultura popular quanto dos grandes salões aristocráticos.

Há princesas, príncipes, marquesas e marqueses, condes e condessas, e também, matutos, índios, feiticeiras, fadas. As roupas das personagens são dignas de nos transportar para outra época e lugar, tão ricas que são em detalhes, brilhos e plumas! E tem mais: a encenação é feita com músicas, quando possível tocadas ao vivo por uma banda que acompanha o grupo.

De uma forma ou de outra, tornou-se uma manifestação das mais belas e que conservam consigo a tradição da cultura popular paraense. E graças a persistências de pessoas como Iracema Oliveira, guadiã do Pássaro Tucano, a manifestação está cada vez mais viva no nosso cotidiano. O Ponto de Cultura Velho Chico é um dos focos de resistência e produção desta cultura.

Em cartaz - Para vê do que se está falando aqui, vá até o Memorial dos Povos no próximo sábado, 19. É quando vai acontecer, a partir das 19h, mais uma apresentação do espetáculo “O Peso da Inveja”, trazendo em cena trinta brincantes que apresentam as armadilhas e infortúnios que a inveja pode provocar no coração dos homens.

No enredo, uma família de nobres é ameaçada pelos desejos de Marilane de Alcântara, mulher sem escrúpulos que tece uma complexa trama de intrigas a fim de alcançar seus objetivos, entre eles, o de conquistar o Marquês Júlio de Aguiar, marido de Lúcia, sua irmã. Apenas o fidalgo Miguel de Boa Ventura, branco criado com os índios e conhecedor dos segredos dos homens e das matas, poderá impedir a concretização dos planos da vilã.

Primeiro texto para Pássaros da atriz Ester Sá, o espetáculo recebe orientação e direção de Iracema Oliveira, guardiã do grupo junino. Produzido a partir de sua vivência com o grupo, do qual já participa há dois anos, Ester diz que a tarefa de escrever o novo texto do Tucano foi um grande desafio e, acima de tudo, um intenso processo de aprendizado sobre a dramaturgia da chamada ópera cabocla.

“As tramas do Pássaro se passam num tempo do passado, então existe um linguajar mais rebuscado, e um comportamento diferenciado, inclusive entre os núcleos de personagens. Ao mesmo tempo, eu considero este tempo mágico, pois os seres possuidores de encantamento, como ‘a fada’, fazem diálogos diretos com os personagens”.

Para Iracema, guardiã do Tucano, os Pássaros Juninos carecem de atenção não apenas das autoridades, mas também da população paraense que pouco conhece a respeito das culturas populares locais.

“O Pássaro precisa ser olhado, ser apresentado, ser amado, porque ele é único, só tem aqui, é um orgulho do Pará. Mas para ele ser amado, ele precisa ser conhecido. Por isso, convidamos toda a sociedade a participar da festa que não apenas é a temporada do Pássaro Tucano, mas das apresentações dos mais de vinte que estarão voando sobre Belém em junho”.

Programação

Dia 19/06, a partir das 19h, no Memorial dos Povos

Dia 20/06, às 18h, na Sociedade E. B. Imperial

Dia 27/06, às 18h, no Teatro Gasômetro; e às 20h no Teatro Cláudio Barradas

Dia 03/07, a partir das 19h, no Espaço Cultural Heranças do Velho Chico (casa da guardiã Iracema Oliveira).


Mais informações:
E-mail: tucanopassaro@gmail.com
Blog: http://passarotucano.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/passarotucano

Fonte: Assessoria de Imprensa do Pássaro Tucano

Nenhum comentário: