15.6.10

Premiação para pesquisa e projetos em folclore e cultura popular

Nas fotos (junho de 2010) que ilustram esta postagem, a festa da cultura popular em São Caetano de Odivelas, com o Boi de Máscaras que já tem inúmeros estudos publicados. O Boi Faceiro está nas ruas do município durante os meses de junho e julho

Nestes tempos juninos um concurso vem chamando atenção nas redes sociais da internet.

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, com sede no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas, até dia 30 de julho, para o Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular, edição 2010.

Os prêmios são de R$ 13 mil e R$ 10 mil, respectivamente, aos dois melhores classificados . Além da premiação em dinheiro, a comissão julgadora poderá indicar até três menções honrosas. O objetivo principal é fomentar a pesquisa, de modo a estimular a diversidade e a atualização dos trabalhos brasileiros desenvolvidos dentro desse campo de estudos.

Só podem concorrer ao prêmio monografias inéditas, com temas nas áreas da cultura popular e do folclore brasileiros. Dentre os critérios para a escolha dos melhores trabalhos estão a originalidade do tema e/ou abordagem, a contribuição ao aprofundamento da temática e à renovação dos estudos de folclore e cultura popular e, ainda, o domínio de bibliografia especializada.

As monografias deverão ser entregues ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, - Rua do Catete, 179, Catete, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22220-000 -, até às 18h do dia 30 de julho, ou remetidas pelos Correios, sob registro, até a data indicada.

O carimbo de postagem será o comprovante para a observância do prazo. Todas as instruções necessárias aos interessados estão no Edital do Concurso.

Mais informações: (21) 2285-0441 / 2285-0891, ramais 204, 214 e 215; pelo e-mail pesq.folclore@iphan.gov.br.

Aproveitando este espaço, indico visitas ao blog do Pássaro Tucano, que está com apresentações de novo espetáculo este mês, assinado por Ester Sá e dirigido por Iracema Oliveira.



Nenhum comentário: