26.6.10

Theatro da Paz reinaugura em setembro com Festival de Ópera da Amazônia


É o que afirma a Diretora de Patrimônio da Secretaria de Cultura, Lélia Fernandes. Fechado desde fevereiro, depois que o forro de gesso no teto de entrada do prédio caiu, o teatro passa por reformas.

As atuais obras integram a primeira etapa de uma série de medidas do Governo do Estado para preservar os 132 anos de história do lugar. A reinauguração está prevista para o dia 15, coincidindo com o início da programação do Festival Internacional de Ópera da Amazônia.

A notícia foi divulgada pela assessoria de imprensa da SEGOV. A nota também diz que está sendo elaborando um Plano de Gerenciamento de Riscos em Bens Culturais no Estado do Pará.

O projeto será realizado pela Diretoria de Patrimônio, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceira com consultores de gerenciamento de riscos e controle de infestação por insetos xilófagos, mais conhecidos como cupins.

O secretário Edilson Rodrigues recebeu a informação durante a visita às obras de consolidação da estrutura do telhado e da pintura da parte externa do Theatro da Paz, na tarde de quinta-feira, 24.

Acompanhado pelo Secretário de Estado de Cultura, Cincinato Marques, pela coordenadora da Câmara de Políticas de Desenvolvimento Sócio-cultural da Secretaria de Governo, Lúcia Penedo e pela diretora do Theatro, Dione Colares, Edilson Rodrigues conversou com técnicos da Secult e funcionários da empresa executora das intervenções.

De acordo com a Diretora de Patrimônio da Secretaria de Cultura, Lélia Fernandes, o da Paz já contará com o gerenciamento de riscos, um passo pioneiro no tratamento ao legado da cultura paraense.

“É um projeto inovador, é a primeira obra do governo do Pará com esse gerenciamento, o que vai reduzir os riscos, os gastos, além de conservar o patrimônio. Sem contar que o Estado terá à disposição um Plano de Gerenciamento de Riscos, onde tanto os órgãos do governo estadual como os próprios municípios vão poder utilizá-lo”, avalia.

Informações da Ascom – Segov

Nenhum comentário: