5.6.10

Projetos em fase de captação x fase de divulgação

Um debate pra lá de relevante está sendo levantado pelo Blog Som do Norte, sobre a divulgação de projetos culturais já aprovados em lei de incentivo em fase de captação. A principal questão abordada por Fábio Gomes, jornalista editor do blog, é justamente a lacuna que existe na cobertura feita na área cultural em relação a isso.

“Os veículos divulgam abertura de editais para inscrição de projetos culturais em leis de incentivo, posteriormente anunciam os contemplados para iniciar captação de recursos, e estes projetos só voltam a ser noticiados muito tempo depois, quando tiverem sido concluídos - o que só vai acontecer se de fato captarem os recursos que precisavam”, escreve na abertura da postagem.

Ele tem razão. A captação é uma fase árdua e uma boa divulgação em prol dos bons projetos em muito ajudaria os produtores, além de movimentar a economia cultural na região. Acredito que um espaço assim funcionaria como um banco de boas pautas aos veículos de comunicação e também se tornaria um espaço de referência aos empresários e até mesmo à esfera pública interessados em apoiar e patrocinar projetos.

Para deixar seu comentário, acesse o Som do Norte. Fábio Gomes é jornalista, gaúcho, e divulga trabalhos na área musical realizados na região norte.

Já há algumas postagens de comentários lá, bem interessantes.

“Acredito ser de suma importância divulgação de projetos em fase de captação. Mas também desconheço qualquer veículo que tenha esse tipo de atividade. Muitos projetos culturais deixam de ser concluídos por não conseguirem nenhum tipo de contrapartida, e isso se dá pelas dificuldades na divulgação do mesmo.

Atualmente a internet é o campo de maior facilidade de propagação, mas a internet trabalha com um sistema de confiança, e isso não se consegue do dia pra noite. Por isso, muitos dos projetos que vejo serem divulgados na internet não alcançam um patamar que assegure o usuário dessa tal “confiança”. Seriam necessários outros fatores e outros veículos para essa empreitada”, opina Karina Francis.

“Obter divulgação durante o processo de criação é indispensável.Creio que com isso a captação de recursos aumente mais e obter patrocínio fica muito mais fácil, tendo em vista que esse projeto já está com um publico mesmo antes de ser concluído.Com a mídia e internet estando o tempo todo diante de nós isso facilita bastante na divulgação e no contato com patrocinadores. Sou totalmente a favor.Acho indispensável”, diz Jean Leal.

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