19.7.10

Benedito Nunes recebe a maior premiação da Academia Brasileira de Letras

O filósofo, escritor, ensaísta, crítico literário e, como ele mais gosta mais de ser chamado, o professor Benedito Nunes recebe amanhã, 20, o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra.

A premiação é a mais importante da Academia Brasileira de Letras (ABL), concedida, anualmente, desde 1941. A cerimônia acontece no Rio de Janeiro, no Petit Trianon do Rio de Janeiro, na data em que a ABL completa o 113º ano.

Entre as principais obras publicadas pelo professor Benedito, estão, O drama da linguagem, uma leitura de Clarice Lispector, estudo pioneiro sobre a autora, publicado em (1966), e Passagem para o poético - filosofia e poesia em Heidegger, vencedor do Jabuti em 1987. Outros títulos são, O dorso do tigre (ensaios literários e filosóficos – 1969); O tempo na narrativa (1988); Introdução à Filosofia da Arte (1989); A filosofia contemporânea (1991); No tempo do niilismo e outros ensaios (1993) e Crivo de Papel (ensaios literários e filosóficos - 1998).

Benedito Nunes receberá R$ 100 mil, um diploma e um troféu, na forma de um busto de Machado de Assis, criado pelo escultor Mário Agostinelli. Segundo a ABL, Benedito está na linha de grandes pensadores existenciais, como o alemão Martin Heidegger e o francês Jean-Paul Sartre, e pode ser classificado como “um estudioso capaz de construir pontes entre a interpretação do texto literário e a sondagem filosófica, no caso fenomenológico”.

Além do conjunto da obra, a premiação contempla outros escritores nas categorias “História e Ciências Sociais”; “Ensaio”; “Literatura Infantil”; “Ficção”; “Tradução”; “Poesia” e o “Prêmio Roteiro de Cinema”, cujos vencedores recebem R$ 50 mil. A Comissão Julgadora do Prêmio Machado de Assis foi formada pelos acadêmicos Eduardo Portella (presidente), Tarcísio Padilha, Lygia Fagundes Telles, Alfredo Bosi (relator) e Domício Proença Filho.

Fonte: informações da UFPA e ABL.

Nenhum comentário: