13.7.10

Depois de anos... "De Assalto" chega às telas e ganha 1ª exibição no Espaço Cuíra

E lá se vão seis anos passados da gravação do “De Assalto”, ocorrida em junho de 2004, tendo como locações, Belém, Ananindeua, Alça Viária e Mosqueiro, diz o release enviado esta tarde para a imprensa.

Mas não pensem que era chegar e ficar em um só lugar. Não. Quando as gravações eram em Belém, chegávamos a fazer de dois a três deslocamentos dentro da cidade. Sem falar que as cenas eram de ação, muita ação, com os atores correndo por entre os ambulantes da Padre Eutíquio, brigando em clubes de bilhar, fugindo da polícia, que tal?

Foi uma loucura muito boa de viver, mas foi melhor ainda receber a notícia, há uma semana, através de um telefonema do diretor, dizendo que o lançamento do curta estava fechado para esta semana, quinta-feira, 15, às 19h, no Espaço Cuíra de Teatro.

“Lu, tá lindo, colorido, ficou maravilhoso”, disse o diretor do outro lado da linha. Embora suspeito para falar, acredito que vamos gostar do que veremos na tela. Isso porque o profissionalismo de todos que participaram foi grande, a convivência intensa, uma das equipes que mais curti de participar em todos estes anos de continuidade no cinema paraense.

Há mais ou menos um mês e meio Ronaldo Rosa tinha me ligado querendo saber se ainda estava com a continuidade do filme, enviada para ele em 2004, após as filmagens. Tinha quase certeza disso, mas precisava checar no meu Jurassic. É como costumo chamar o velho computador lá de casa.

Acontece que o bicho andou muito ruim, parado, e precisei chamar um técnico para reanimá-lo. Deu certo. Funcionou e varri todos os milhares de arquivos que ainda estão lá, mas nada da continuidade do De Assalto.

Eis que Rosa me aparece com vários disquetes, lembram disso? E neles, toda a continuidade dos oito dias de trabalho. Conseguimos então, com a colaboração do Jurassic, dar o primeiro passo para a montagem que afinal de contas estava sendo retomada do zero.

Uma odisséia no cinema paraense - Ronaldo Rosa, com 25 anos na área audiovisual, finalmente conclui o projeto que começou com a criação do roteiro do filme, quando ainda estava na escola de cinema no Ceará, no ano de 2001.

“O projeto parou depois que perdemos o filme no HD”, em 2007. Foi retomado agora, em 2010, com o apoio de vários profissionais, parceirões que deram suporte à finalização de som e imagem”.

Do time convocado para finalizar o filme, Ronaldo Rosa contou com a colaboração de Felipe Proença, Seninha e Fábio Pereira, que através da Nova Produções em Áudio, criaram um som “holywoodiano” para o filme. Na montagem e pós finalização, contou com Robson Fonseca, parceiro em vários outros trabalhos, como clipes e DVDs, dando um novo olhar para a montagem do filme.

É uma produção conjunta do Cuíra, patrocinado pela Sol informática e co-produzido no suporte em equipamento pela Digital Produções e Fábrica de Imagens. Um filme urbano que trata do tema drogas e amizade, mostrando o chamado “pequeno tráfico”(venda de drogas para “amigos e conhecidos”) que é usual entre os que desejam descolar “um troco a mais”...

Revela uma Belém noturna, chuvosa, onde se vê a madrugada da cidade... “As cenas que nossos olhos notívagos estão acostumados a ver”... Conta com a participação nos papéis principais de dois não atores, Jorge Fleury e Rafael Oliveira, que têm ótima atuação, preparados por Cláudio Barros.

Em participações especiais, o filme conta com as atrizes Olinda Charone e Zê Charone e na figuração, muitos modelos, figurantes, atores e amigos. Também contou com a participação irretocável do Corpo de Bombeiros do Pará, responsável por todas as chuvas presentes nas cenas.

“Não conseguiríamos muito sem a colaboração das polícias Militar, Civil, Rodoviária Estadual, Bombeiros, Setran, e tantos outros que foram auxiliares na construção desse sonho, além de muitas empresas que nos apoiaram”, diz Ronaldo Rosa.

“O que me deixa feliz é que o “De Assalto” foi feito por 99% de pessoas daqui, desde técnicos a elenco, e tenho certeza que quem participou se sentiu profissional. Foi um prazer trabalhar com todos, e poder ter Peter Roland fotografando. Foi um feito!”

O filme de curta metragem “De Assalto” foi todo gravado em sistema DVCAM durante sete dias, em maio de 2004. O projeto foi beneficiado pela lei Semear/2004. As etapas de realização tiveram duração de oito semanas, possibilitando a absorção de mão de obra e geração de renda para 40 pessoas


Ficha Técnica

Direção e roteiro- Ronaldo Rosa
Assistente de direção - Rubens Shinkai
Continuidade - Luciana Medeiros
Produção executiva - Zê Charone e Claudio Barros
Direção de Fotografia - Peter Roland
Still-Renato Chalú
Direção de produção - Ronaldo Fayal
Figurino e Maquiagem - Antonio Maurity
Direção de Arte - Charles Serruya
Chefe de Maquinária - Claudio Castro
Chefe de Elétrica – José Maria

Serviço
Lançamento do Curta “De Assalto”, de Ronaldo Rosa. Nesta quinta-feira, 15, a partir das 19h, na Riachuelo, esquina da 1º de Março. Entrada franca.

Um comentário:

Edilene Morbach disse...

É inacreditável saber que um sonho foi realizado,depois de 6 anos.Parabéns a todos que participaram que que tenhamos muito mais produções locais e de qualidade como é a de vocês.