8.7.10

Festcineamazonia abre inscrições e convida filmes de países da CPLP

A 8ª edição do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental - Fest Cineamazônia® acontecerá em Porto Velho, de 9 a 13 de novembro de 2010, com uma novidade a mais.

Através da parceira com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o festival vai exibir filmes de Portugal, Moçambique, Cabo Verde e Angola, como convidados.

O objetivo maior, claro, é estreitar a integração e resgatar os laços culturais da CPLP com o Brasil, realizando a itinerancia do Fest Cineamazônia® também em Cabe Verde (África) e Coimbra e Évora (Portugal).

Tendo como foco principal, a questão ambiental, o festival de Rondônia também aceita produções de gêneros como ficção, documentário, experimental, animação, e video-reportagem ambiental.

A coordenação acredita que a variedade de gêneros cinematográficos favorece para várias leituras. E lembra que as produções inscritas serão exibidas numa mesma bitola, o que torna a concorrência nivelada.

O Festival tem o apoio da Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Iaripuna e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Iphan. As inscrições de filmes já estão abertas no site www.cineamazonia.com, onde consta também o regulamento.

A partir desta edição serão aceitas produções em português e castelhano.

Como diz a produtora executiva do festival, Fernanda Kopanakis, este ano o Fest Cineamazonia se torna Latino Americano e a intenção é também atrair as produções de língua portuguesa.

“Estabelecemos uma excelente parceria com o Festival de Cinema de Évora (Portugal), com realizadores de Lisboa e Cabo Verde e estamos dialogando com países como Moçambique, Angola e os demais países africanos que falam o português. Além desses, estamos num canal de parceria e dialogo com os Festivais de Cinema dos países vizinhos, como é o caso do Peru e Bolívia”, diz ela que também concedeu a entrevista que segue ao Holofote Virtual.

Holofote Virtual: Como é esta relação de parceria, como acontece?

Fernanda Kopanakis: O Fest Cineamazonia somente é possível de ser realizado graças às parcerias com diretores, realizadores e festivais em cada localidade visitada. A cada passagem de nossa itinierancia esses laços são fortalecidos e reafirmados e o desejo comum de fazer cinema e de conhecer o que cada povo pensa e expressa a partir da sétima arte.

Holofote Virtual: Como foi a itinerancia em Cabo Verde (África), Coimbra e Évora (Portugal)?

Fernanda Kopanakis: Poderíamos resumir numa única palavra: Fantástica! O encontro com as culturas, tanto européia, quanto africana, nos remete sem qualquer sombra de dúvidas as nossas origens, não somente brasileiras, mas especialmente amazonidas.

A presença da cultura portuguesa em nossos hábitos, em nossa arquitetura em Belém, em Manaus é fortíssima. O modo afetuoso e generoso de ser do povo cabo verdiano, nos faz sentir em casa, como estivéssemos em qualquer lugar da região Amazônica.

Precisamos avançar para além dos preconceitos que imperam em nossos olhares. A itinerancia reafirma a grande necessidade da aproximação cultural entre America Latina, Europa e África. A partir dessa vivencia e impressões o nosso festival está inclusive produzindo um documentário de nome "Nada é Longe" que será exibido durante a 8ª Edição do Festival, em novembro.

Holofote Virtual: Em anos anteriores o festcine aconteceu em Porto Velho fora das salas de cinema. Este ano tem alguma novidade?

Fernanda Kopanakis: Repetiremos a over dose de cinema em todos os lugares da cidade. Desejamos ampliar o que é feito todos os anos e estamos avaliando e estabelecendo algumas prioridades.

Holofote Virtual: Quais serão as premiações deste ano?

Fernanda Kopanakis: Prêmio para Melhor Filme ou Vídeo - 1 câmera de vídeo Digital; Prêmio Danna Merril: Melhor Documentário; Prêmio Major Reis: Melhor Animação; Prêmio Vitor Hugo: Melhor Ficção; Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira: Melhor Experimental; Prêmio Chico Mendes: Melhor Roteiro; Prêmio Marina Silva: Melhor Montagem; Prêmio Povos Indígenas de Rondônia: Melhor Trilha Sonora; Prêmio Silvino Santos: Melhor Fotografia Prêmio Capô (Maurice Capovilla): Melhor Linguagem; Prêmio Melhor Direção; Prêmio Melhor Ator; Prêmio Melhor Atriz; Júri Popular: Prêmio Thiago de Mello – Troféu Esperança; Competição de Vídeos Rondonienses: Prêmio Lídio Sohn - Melhor Produção Rondoniense; Categoria de Vídeo Reportagem Ambiental: Melhor Reportagem Ambiental Rondoniense e Melhor Reportagem Ambiental Nacional.

Holofote Virtual: Já tem convidado confirmado? Quem são?

Fernanda Kopanakis: Temos surpresas para esse ano, não somente quanto aos homenageados, mas no momento vamos deixar as fantasias de cada um viajar pelas telas do cinema.

Nenhum comentário: